top of page

Como equipar a cozinha com as ferramentas certas

*Este post contém links afiliados.


Começar a cozinhar com mais frequência pode ser mais simples e fácil - depende das ferramentas que temos à disposição! Para investir o tempo certo preparando as suas refeições, e ainda se divertir no processo, aqui temos 10 utensílios de cozinha que poderão salvar a sua vida e elevar a qualidade dos alimentos preparados. Ou seja, aqui temos uma oportunidade para investir o tempo certo e preparar as melhores refeições (bem aquelas que farão a sua família lamber os dedos!).



COMO INVESTIR O TEMPO NA COZINHA DA FORMA CORRETA


Conforme ganhamos mais intimidade na cozinha, percebemos alguns pontos que antes fazíamos e que podem ser melhorados. Muitas vezes, essas melhorias são super simples e só percebemos que podemos alterar alguns passos com a prática.


Cozinha no estilo colonial. Cozinha prática.



Mas eu sei, a prática as vezes pode levar um certo tempo. Pode ser que você precise investir uma certa quantidade de tempo preparando as suas refeições para descobrir os acertos e erros.


Por isso, no artigo de hoje compartilharemos ferramentas - das mais simples às mais específicas - que poderão salvar a sua vida e a sua comida!


Definitivamente, não é muito dizer que estes equipamentos são um investimento inicial, mas que nos auxiliam a:


  1. Poupar tempo;

  2. Poupar dinheiro;

  3. Ter mais diversão na cozinha;

  4. Comer melhor.


Quer receber todas as novas receitas direto no seu email? Cadastre seu melhor email aqui abaixo e enviaremos conteúdos exclusivos para você!


COMO TORNAR A COZINHA MAIS PRÁTICA


Praticidade é ouro quando temos uma atividade que precisa ser feita todos os dias. Podemos alcançar a prioridade do tempo através de receitas fáceis e saborosas, pratos que precisem de uma ou no máximo duas panelas, e que contenham poucos ingredientes e passos simplificados.


Porém, existe um outro ponto que quase ninguém percebe: a forma como nossa cozinha está preparada para o sucesso!


Desde deixarmos a cozinha limpa e organizada para a próxima refeição - isso diminui o stress e possibilita que tenhamos um momento agradável preparando a próxima refeição.


Vamos falar a real. Não existe coisa mais chata que estar com fome, precisar preparar algo para comer e ter que limpar ou fazer espaço na cozinha antes! Que pesadelo!


Mas esse passo de deixar a cozinha organizada é um. Tem outro que é tão importante quanto.


Ter as ferramentas certas e à mão para a hora de cozinhar!


O que são as ferramentas certas? Utensílios de cozinha que quando sabemos como usar, conferem sabor, praticidade e tempo.


Alguns anos foram necessários para descobrirmos quais são estes utensílios fundamentais, e estes estão separados aqui para você!


Assim, aqui temos nosso TOP 10 dos itens considerados necessários na nossa Power Kitchen. Vamos a eles!



TOP 10 dos Utensílios Fundamentais para a sua Cozinha


10. Faca de Chef












Apesar de parecer intimidador de início, usar uma faca de chef diariamente é muito mais fácil que parece e nos ajuda a ganhar muito tempo! Isso pois quando aprendemos como segurar a faca da forma certa, ela nos garante muito mais estabilidade no corte. Além disso, com o tempo, ganhamos agilidade suficiente para cortar em formatos diferentes vários alimentos.


O que acontece de errado na maioria da casas é usar uma faca (normalmente de comida) para cortar cebola, tomate, cenoura, etc. De início pode sim parecer mais simples e rápido, mas acredite, não é!


Uma faca de chef simples é a única faca que precisamos. As demais que encontramos nos kits de facas são acessórios extras.


Assim, dê um voto de confiança nas suas capacidades e invista em uma boa faca. Aprenda em 5 minutos como melhor segurá-la para garantir a sua segurança e mãos a obra!


São muitas as opções de facas de chef no mercado. Aqui temos uma opção simples, segura e que cumpre muito bem o papel.



9. Tábua de Corte de Madeira












Já falamos sobre a importância da faca ideal. Mas tão fundamental quanto é a tábua de corte utilizada.


Um ponto que precisamos atentar é a segurança na hora do preparo dos alimentos. A faca de chef dá maior estabilidade no corte, mas precisa estar bem afiada! Como dizem os grandes chefs, uma faca sem fio é muito mais perigosa que uma faca corretamente afiada.


E para manter a faca sempre afiada, a tábua de corte entra no jogo. A melhor opção de tábuas é a de madeira.


Tábuas de vidro, pedra ou até mesmo plástico podem danificar as facas, tirando o fio e deixando-as mais perigosas. Já a de madeira é a tábua ideal para manter a manutenção da faca em dia, proporcionar segurança no corte, e firmeza na bancada.


Um truque essencial é colocar na bancada da cozinha um pano úmido e por cima posicionar a tábua. O pano de cozinha evita que a tábua se mova durante o preparo das refeições.


Para a limpeza da tábua de madeira, basta lavar com água morna e sabão neutro e deixar secar muito bem antes de guardar.

Opte por guardar em um local aberto e arejado, evitando deixar as tábuas dentro de armários fechados.


O que fazemos aqui na Power Kitchen é usar a casca do limão para desinfetar as tábuas a cada 10 a 15 dias. Não precisa ser um limão novo, apenas um já usado e que ainda tenha um pouco do suco ácido.


Quanto ao tamanho, indicamos sempre que seja uma tábua grande! Com ela não perdemos nunca. Temos espaço suficiente para cortar vários alimentos, ganhamos terreno no momento do manuseio da faca e assim não precisamos de várias tábuas pequenas desnecessárias. Uma grande já cumpre bem o papel.




8. Descascador de Legumes













Você não sabia que precisava desse utensílio até começar a usá-lo! Super simples e acessível, este é o tipo de equipamento que deveria ser tão fundamental na cozinha quanto garfo e faca!


Principalmente quando temos uma alimentação composta majoritariamente por legumes, frutas e verduras, esse pequeno salvador de tempo ajuda muito!


E o mais sensacional: até mesmo crianças podem começar a descascar os alimentos para você! É uma atividade divertida para elas, e a forma como esse descascador é feito garante ainda muita segurança no manuseio.


Descascar alimentos como batatas, cenouras, frutas, beterrabas fica muito mais fácil e rápido com um descascador de legumes.


Outros pontos muito positivos: não suja o balcão da cozinha, tira apenas o necessário da casca (sem desperdício!), e podemos usar para cortar os alimentos em formato de tiras.




7. Xícaras e colheres medida











Você já deve ter percebido que a forma mais convencional de informar receitas é usando xícaras e colheres medida, certo?


Por ser um tamanho padrão (uma xícara contém 250ml e uma colher de sopa, 15ml), independente da receita ou do local no mundo onde estejamos, as medidas serão sempre as mesmas. O que transforma o alimento final em um resultado mais homogêneo.


Vamos parar para pensar: você vê a receita de Bolo de Cenoura Vegano aqui do site. as quantidades de ingredientes estão informadas usando xícaras e colheres medidas.


Então, para fazer a receita, você usa uma xícara de café, e colheres da gaveta. Porém, o resultado do bolo não fica como o aguardado... porque as medidas não foram muito bem calculadas.


Percebe aqui a importância? usar este padrão de medidas torna o cozinhar muito mais alegre e certo!




6. Frigideira de Ferro








Quando comemos alimentos preparados em panela de ferro, logo sentimos o gostinho de comida de avó. Aquele sabor inconfundível de comida caseira!


Ter uma boa frigideira em casa tem inúmeros benefícios: é prática, mais fácil de lavar que uma panela, perfeita para preparo de molhos, e ainda é bonita para servir.


Mas uma frigideira de ferro é ainda mais especial! Uma panela no formato da foto acima, toda de ferro, pode ir ao fogão a gás ou elétrico (por indução), e ainda no forno de cozinha ou a lenha!


Podemos usar a panela como frigideira ou como assadeira! Podemos inclusive iniciar a receita na boca do fogão e concluir no forno, como em casos de massas ao molho, lasanhas, ou até mesmo bolos e pães.


Por conta desta praticidade, ter uma panela de ferro em casa é um ótimo investimento. Além de resistente, saudável, limpo, é ainda lindo para servir aquela receita incrível para a família!




5 e 4. Combo 2 em 1: Liquidificador e Processador











Tudo que um liquidificador representa na cozinha já conhecemos. Ele transforma molhos, sucos, batidas, purês.


Talvez um uso que você ainda não saiba é o preparo de farinhas. Transformar a semente de linhaça em farinha. Ou a aveia laminada para usar a farinha para um bolo sem glúten. Até mesmo para triturar o arroz integral para usar a farinha de arroz.


Moer as farinhas em casa não é obrigatório, mas como já falamos por aqui, é um passo que pode ter pontos positivos.


Desta maneira sabemos que a farinha é 100% pura. Fica uma farinha fresca (todas as farinhas após passarem pelo processo diminuem a validade). Podemos moer na espessura exata como queremos ou precisamos para a receita.


Falando sobre o processador, podemos optar por comprar um combo e usar o mesmo motor do liquidificador (ou seja, menos espaço para máquinas dentro dos armários!). É um equipamento muito versátil para preparo de molhos, para pasta de grão de bico, para energy balls, ou até mesmo para o açúcar natural de tâmaras.


Dois equipamentos versáteis e curingas na cozinha. Aqui temos uma boa opção, aprovada pela Power Kitchen!



3. Mixer











Enquanto o liquidificador e processador ficam responsáveis por grandes porções, o mixer é o pequenino.


Ele é perfeito para porções menores. Para transformar uma sopa em creme diretamente na panela. Para fazer porções menores de leites vegetais, pastas para pães, guacamoles, ou para triturar frutas congeladas e ter uma porção de sorvete.


Um mixer é um sinal de praticidade. De ligar na tomada e misturar direto na panela ou na tigela. Apesar de pequeno, hoje temos opções muito potentes, então podemos usar sem medo!


Por experiência, já percebemos que os melhores mixers são feitos de inox. Apesar de existirem opções de batedores de plástico, o inox é mais resistente e durável. Como esta opção.



2. AirFryer











Uma AirFryer não é novidade para ninguém. Já é um eletrodoméstico bem comum nas casas, principalmente para substituir o consumo de alimentos fritos.


Mas o uso de uma AirFryer vai muito além de apenas batata frita congelada! Basicamente, podemos preparar os mesmos alimentos que preparamos em um forno, dentro do certo da AirFryer!


Até mesmo pães e pizzas podem ser preparados nesta máquina. Além de vegetais, tofu, bolinhos assados, rolinhos primavera, etc.


Se você já tem um equipamento destes mas por algum motivo não usa tanto, deixe ele mais acessível na sua cozinha! Muitas vezes, o motivo maior de não usarmos os utensílios é por guardarmos eles lá no fundo do armário! Então, traga para a bancada ou para uma mesinha próxima e comece a dar uso a esta super ferramenta!


Já encontramos opções cada vez mais modernas de AirFryers, mas o básico ainda é o necessário. Esta opção de AirFryer tem um bom tamanho e ótima utilidade!



1. Panela de Pressão Elétrica











Chegamos no número 1 e por grandes razões temos nossa panela de pressão elétrica. Apesar de achar, inicialmente, uma panela de pressão algo perigoso, minha concepção mudou completamente com esta opção elétrica.


Uma panela de pressão elétrica é muito mais segura e confiável que a opção convencional de fogão.


Isso pela construção da máquina. Ela possui válvula automática para escape de pressão, temporizador, índice de tempo de preparo para cada tipo de alimento. Opção para manter os alimentos quentes por mais horas, programação para início no horário desejado.


Mas sabe o que é o melhor? Poder cozinhar feijões e grão de bico até mesmo durante a noite!


Isso não é um ótimo bônus para quem busca praticidade e priorização do tempo?


Por este motivo principal (e tem muitos mais!) a panela de pressão é a queridinha da nossa Power Kitchen.


Os feijões ficam cremosos e macios, os nutrientes são todos mantidos, e enquanto a máquina trabalha podemos seguir com outras atividades sem preocupação para misturar ou controlar o fogo.


Aqui temos duas receitas usando nossa panela de pressão: cozimento do grão de bico e nosso arroz mexicano.


Mas já adianto, vem mais receitas com a panela de pressão por aqui!




EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS QUE GARANTEM TEMPO E SABOR


Uma cozinha com os equipamentos necessários e ideias para o dia a dia podem mudar o jogo para qualquer família.


Pense em um escritório que muda o computador lento para um mais rápido e eficiente. Ou um jardineiro que muda a máquina velha de cortar grama por uma mais econômica e segura.


Da mesma maneira como em outros locais, em casa, no jardim, no trabalho, quando trocamos os equipamentos por máquinas e utensílios corretos nós ganhamos tempo e produtividade, exatamente o mesmo ocorre na nossa cozinha!


Para receitas saborosas usamos os melhores ingredientes. Então para ganharmos tempo e alegria, podemos também usar os melhores utensílios.


E mais importante: os melhores nem sempre são os mais modernos ou mais caros. São apenas o que cumprem a nossa necessidade, podendo ser tão simples quando um descascador de legumes!


Assim, esperamos que este guia possa ajudar você a usar e pensar em equipamentos que possam ajudar sua vida!


Com toda a certeza este TOP 10 tem transformado nossa Power Kitchen!



AGORA QUERO SABER DE VOCÊ!


Quais destes equipamentos mais chamou a sua atenção e quais você já tem ou considerou comprar?


Compartilhe conosco nos comentários abaixo!



Faça Parte do nosso Blog e receba conteúdos exclusivos!


G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page