top of page

O mais cremoso Hummus!

Lembro do primeiro hummus - pasta de grão de bico - que comi. Era uma versão pronta, comprada em mercado. Péssima escolha, não tinha um sabor muito legal. Acontece que eu ouvia e via tantas pessoas adorando hummus, que resolvi dar mais chances. Ainda bem!




Hummus é uma pasta feita com grão de bico. É típica de países do oriente médio e bem consumida com falafel, um bolinho de grão de bico com especiarias. Só de pensar já me dá fome!


Se parece muito grão de bico para ti, saiba que além de agradar ao paladar, este grão é um super alimento! Ele pertence à nobre família das leguminosas, primo de primeiro grau do feijão e da lentilha. Fonte de fibras e proteína.


Por que tu vai amar essa receita


Quando mudamos nossa alimentação, alguns ingredientes e produtos prontos precisam sair da nossa Power Kitchen para darmos espaço nos nossos armários e corações para novos sabores! Esta é a graça!


Maionese não é e nem nunca foi algo saudável para termos na nossa mesa. Aquele patê processado muito menos. O que então substituir? Com o Hummus!


Essa receita ficou incrivelmente deliciosa, cremosa e com temperos que dão todo o toque especial. E podemos usar a pasta em pães e sanduíches, em saladas, com pães pita, e ainda com cenouras, tomates e outros legumes!



Dicas para seguir a receita


Vamos ver cada ingrediente e quais as possibilidades de substituição!


Grão de bico: além do grão, podemos usar também feijão branco cozido. O sabor fica próximo e podemos usar as mesmas medidas da receita. Lembrando que os grãos precisam estar cozidos nesta receita!

Alho assado: assado, o alho tem um sabor mais ameno e bem especial. Porém, podemos usar alho cru. Atente na quantidade de alho, eu aconselho diminuir a quantidade de dentes crus, visto que eles poderão dar um sabor mais forte no resultado final.

Tahini: nada mais é que uma pasta de gergelim. Este ingrediente podemos fazer em casa, mas é muito mais fácil comprar pronto! Confira em um mercado que venda produtos internacionais (para quem é do RS, a rede Zaffari possui!), ou compre pela internet. Podemos omitir este ingrediente, o que alterará o sabor, ou substituir pela mesma quantidade de azeite de oliva. Obs: o resultado final não ficará o mesmo, além disso, tahini é uma fonte saudável de gordura.

Limão siciliano: podemos utilizar o limão tahiti, apenas reduza pela metade a quantidade de limão da receita. O limão tahiti é mais ácido que o siciliano.

Sal: sal sempre poderá ser substituído por temperos. Outra opção é usarmos 1 colher chá de mostarda.

Aquafaba: água do cozimento do grão de bico. Podemos substitui-la por água filtrada.

Temperos: podemos incluir pimenta preta, branca, páprica defumada ou doce. Sempre estimulo saborear novos temperos e uma grande alternativa é comprar uma variedade em lojas a granel, optando pelo mínimo em gramas vendido pela loja.


Para seguir a receita uso meu processador, na opção pulsar. Podemos utilizar o liquidificador, porém fazendo mais pausas e raspando as laterais.




Hummus!


Tempo de preparo

20 min


Tempo de armazenamento

Até 5 dias na geladeira


Ingredientes


2 1/2 xícaras de grão de bico cozido

2 a 3 dentes grandes de alho assados

1 col. sopa de suco de limão siciliano (1/2 limão siciliano / 5ml)

1/2 xícara de aquafaba (120 ml)

3 1/2 col. sopa de tahini (50 ml)

Pitada de sal e pimenta preta


Método


1. Confira acima as instruções sobre os ingredientes e suas possíveis substituições!

2. Em um processador, coloque o grão de bico, a 1/2 xícara de aquafaba com suco do limão, dentes de alho, sal e pimenta.

3. Com a tampa do processador fechada, pressione de 2 a 3 vezes a opção pulsar.

4. Cuidadosamente, raspe as laterais do processador para que tudo se transforme em uma massa homogênea.

5. Pressione a opção pulsar mais 3 a 4 vezes. Neste ponto, já se transformará em uma massa. Senão, pulse mais algumas vezes.

6. Adicione o tahini e processe por 1 minuto.

7. Acrescente algumas colheres de água bem gelada ou 2 a 3 cubos de gelo. Isso dará a maior cremosidade na receita!

8. Está pronto!


* Não conseguiu comer todo o hummus? Podemos congelá-lo por até 3 meses! Quando for descongelar, apenas deixe na geladeira!


Gostou dessa receita? Então cadastra teu email para receber nossa Newsletter, com ainda mais receitas e informações sobre nutrição, saúde e alimentação Plant-Based!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page