top of page

Açúcar de Tâmara - a melhor opção!

Todos nós já tivemos ou ainda temos dúvidas sobre quais opções de açúcares são as melhores. Existem tantas opções no mercado, porém grande parte destas opções passa longe do 'saudável'. Então aqui temos uma receita simples para termos na geladeira e usarmos sempre que buscarmos um docinho na receita!




Qual adoçante utilizar


Muito provavelmente, já passou por você a informação que açúcares ou adoçantes são todos iguais. De forma geral, essa informação possui sim verdades. A forma como grande parte dos açúcares é reconhecida no nosso corpo é bem próxima. Porém, tem um fator muito importante para levarmos em conta: se houve ou não a retirada de componentes do alimento.


Por exemplo, a cana. Para termos o açúcar branco ou mascavo, componentes da planta precisaram ser eliminados para então termos o que conhecemos como açúcar. O mesmo com melado, por exemplo, ou com açúcar de coco, stevia, etc.


Mas tem um tipo de adoçante natural que podemos fazer em casa ou podemos comprar pronto em supermercados específicos ou na internet! Fica aqui comigo para descobrir qual alimento é este!


O suprassumo da alimentação minimamente processada


No Youtube e nas nossas redes sociais temos um vídeo falando sobre a diferença entre alimentos integrais, minimamente processados, processados e ultraprocessados. Pode ser bem interessante assistir e conhecer quais tipos de alimentos são estes!


Mas voltando para o adoçante. Quando um alimento é minimamente processado, significa que ele pode ter passado por um processo (cozimento, batido no liquidificador, etc.), mas nenhum nutriente foi retirado ou nenhum ingrediente processado ou agressivo foi adicionado.


Mas qual açúcar estou falando? O proveniente de duas frutas, uma conhecida, outra nem tanto.


A natureza é sábia e nas próprias frutas temos o açúcar que nosso corpo precisa. A diferença entre o açúcar de frutas e o açúcar processado está na retirada, principalmente, das fibras.

Sabe aquela manga ou pêssego que quando comemos parece que saem "cabelinhos"? Essas são basicamente as fibras das frutas (que no caso desses dois exemplos acima as fibras são mais notáveis - comer manga e passar fio dental, grande combo!).


A fibra das frutas faz com que o açúcar não seja metabolizado tão rapidamente no corpo. Evita os picos de açúcar, como conhecemos.


Ameixas e tâmaras, duas frutas bem doces e muito nutritivas por si, podem ser transformadas em sensacionais ingredientes doces. E principalmente pois passam por um processo mínimo.


Temos 3 opções, todas elas a partir de ameixas e tâmaras desidratadas (forma mais comum de encontrarmos):


- Picadas em batidas, smoothies, saladas, molhos, etc. Assim não temos a necessidade de incluirmos nenhum outro tipo de açúcar. Aqui temos uma receita com tâmaras!

- Seguir a simples receita abaixo de pasta de tâmara, cujo processo com ameixas é exatamente igual. Alguns mercados ou na internet podemos encontrar o chamado Date Syrup, que é a pasta já pronta. Apenas atente na lista de ingredientes, ela deve informar apenas tâmaras.

- Comprar o açúcar de tâmara ou ameixa granulado. Existem opções no mercado, onde ambas frutas são apenas desidratadas e moídas. Minimamente processados, nada de nutrientes retirados e nada de ruim ou agressivo acrescentado.


Observações importantes


Tâmaras são ricas em fibras, auxiliando em casos de constipação, além de uma boa quantidade de potássio, folato e ferro.

Elas podem ser utilizadas sem contraindicação. Estudos ¹ ² mostram que o consumo de tâmaras diariamente pode facilitar o parto normal em gestantes no 3° trimestre da gravidez, começando na semana 38. Um estudo analisou mulheres em um grupo consumindo 7 tâmaras por dia, enquanto o outro grupo não consumia. O resultado foi um trabalho de parto mais curto e sem necessidade de indução do parto com medicamentos pelo grupo das tâmaras.


Importante citar que as tâmaras não induzem um parto antecipado, apenas facilitam no momento natural, tornando o trabalho de parto mais curto. As comprovações científicas ³ demonstram que grávidas nos dois primeiros trimestres podem consumir tâmaras.


Prefere assistir em vídeo?


Confere o vídeo que eu preparei lá no YouTube, com exatamente essa receita! Clica aqui ou você encontrará o vídeo completo também no menu 'vídeos' aqui no site!



Pasta de Tâmaras


Tempo de preparo

5 min


Validade

Até 5 dias


Ingredientes

10 - 12 tâmaras/ameixas desidratadas

1 xícara de água fervente


Método

1. Em uma tigela, coloque as tâmaras e a água quente.

2. Deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Este passo reidratará a fruta e será mais fácil para processá-la.

3. Em um processador ou liquidificador, coloque as tâmaras reidratadas.

4. Da água usada na tigela, coloque algumas colheres no processador.

5. Pressione a opção pulsar mais 3 a 4 vezes.

6. Com uma espátula, limpe as laterais do processador e, caso necessário, coloque mais algumas colheres da água.

7. Pressione pulsar mais algumas vezes até a consistência ficar pastosa.

8. A consistência da receita pode variar de acordo com a sua preferência, dependerá da quantidade de água incluída.

9. Coloque em um pote de vidro e leve à geladeira.


Gostou dessa receita? Então cadastra teu email para receber nossa Newsletter, com ainda mais receitas e informações sobre nutrição, saúde e alimentação Plant-Based!


Referências Científicas



G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page