top of page

Como comprar e melhor guardar maçãs.

Muito falamos sobre consumirmos mais frutas visto os inúmeros benefícios para a saúde, porém, o que não sabemos exatamente é como melhor comprar frutas, e ainda mais importante, como armazená-las para que elas continuem por um bom tempo bonitas, saborosas e nutritivas.


Vamos começar pela primeira e muito importante parte: o momento que escolhemos nossas maçãs no mercado ou na feira.


Maçãs colhidas frescas na horta

Quando eu era criança, eu era a responsável muitas vezes pela compra de frutas e verduras para minha avó. E ela sempre me dizia para buscar as mais bonitas, com a casca inteira, não muito grandes, não muito pequenas.


Mas vamos ao que mais precisamos atentar no momento de comprarmos nossas maçãs.



Como escolher as melhores maçãs.

  1. Seja seletivo. Sim, importante passo! Apesar de muitas vezes acharmos que pegar a primeira fruta na frente é mais rápido, o tempo de armazenamento na nossa casa está diretamente ligado a qualidade das opções que compramos. Permita-se ir ao mercado ou feira com tempo para levar para casa as melhores e mais frescas opções.

  2. Prefira comprar maçãs na estação. Se você possui a vantagem de comprar direto com agricultores de maçãs ou frutas frescas de cada estação, este passo garantirá que o seu alimento dure mais na cozinha. As maçãs vendidas em mercados são muitas vezes colhidas verdes e armazenadas em refrigeradores ou freezers antes de irem para o balcão de venda. O que naturalmente já diminui a validade e sabor do alimento.

  3. Escolha maçãs com o cabinho. Comprar maçãs com o cabinho intacto também garante uma maior validade do fruto. Isto pois microorganismos podem entrar pela casca quando o cabinho é retirado, fazendo com que o fruto amadureça (ou apodreça) mais rápido.

  4. Maçãs com a casca mais bonita. Não é só nossa pele que mostra a saúde do nosso interior! O mesmo ocorre com maçãs, então atente a este ponto! Buscar por opções sem manchas e machudos é um passo para que as frutas durem mais tempo em casa.

  5. No Brasil, temos normalmente as mesmas variedades de maçãs: gala, fuji e maçã verde. A maçã gala tem uma consistência mais macia e a casca mais fina. Já a fuji tem a casca mais resistente, e com a polpa da fruta mais densa - o mesmo ocorre com a maçã verde. Este é outro ponto para se ter em mente: quer uma maçã mais resistente ao tempo? Opte pela fuji. Se você comprar as duas variedades, procure não misturá-las. Isto garantirá que você use cada variedade no seu tempo.

Agora que já sabemos como comprar a opção certa de maçãs, vamos ver como podemos garantir mais dias felizes para nossas frutas em casa.


Leia Mais


como parar de jogar maçãs podres, escuras, marrons, no lixo

Como armazenar maçãs por um período curto.

Para o uso em algumas semanas.


  1. Tenha as maçãs no balcão da cozinha, em temperatura ambiente e longe do sol. Maçãs mantidas fora da geladeira tem um sabor mais doce e ficam frescas por aproximadamente 2 semanas. Assim, com as frutas mais visíveis as chances de comer uma maçã como lanche do dia são muito maiores!

  2. Para um tempo um pouco maior, guarde as maçãs na geladeira, de preferência enroladas em papel ou em sacos com furos. Desta maneira, as maçãs ficarão frescas por até 6 semanas. Procure guardar as maçãs longe de outros alimentos, pois maçãs emitem gás etileno - um gás natural mas que faz com que alimentos ao redor amadureçam muito mais rápido.

  3. Selecione as maçãs a cada semana. Separe as maçãs com machucados ou manchas escuras das em perfeito estado. Este passo é necessário pois as maçãs que estão com manchas ou machucados emitem mais gás etileno Assim, separe as maçãs machucadas das que estão em perfeito estado. As machucadas podem ser armazenadas na geladeira ou preparadas primeiro.

  4. Opte pela praticidade: fatias de maçã com suco de limão. Se você prefere a facilidade de ter maçãs já picadas na geladeira, misture as fatias de maçã com o suco de um limão. Desta maneira, o limão empedirá que as fatias fiquem escuras. O tempo de consumo ideal varia entre 3 e 5 dias.


Como armazenar maçãs por um período longo.

Por alguns meses.

  1. Armazene em um local escuro e gelado. Guardar maçãs em porões é uma técnica antiga para armazenamento de diversos alimentos por longos períodos. Armazenar maçãs em um local na garagem ou dentro de armários escuros e gelados permite que o armazenamento de maçãs dure mais tempo.

  2. Enrole as maçãs antes de guardá-las. Enrolar cada maçã com um papel e acomodar cada fruto em uma caixa permite um maior tempo de armazenamento. Assim, evitamos que elas peguem luz diretamente e a maçã consegue manter uma temperatura mais estável.

  3. Congele as maçãs. Podemos fatiar maçãs e misturar com suco de limão para que não escureçam. Após, secamos o excesso de suco e levamos ao freezer. Maçãs congeladas perdem um pouco da crocância, porém são ótimas quando usadas em receitas com maçãs cozidas, como em bolos e tortas, purê de maçã, etc.


A maçã é, assim como o ditado popular, capaz de nor manter longe de visitas constantes aos consultórios! Elas podem equilibrar colesterol, são ótimas para a saúde do coração e ainda ajudam na circulação do sangue!


Neste vídeo falamos sobre as ações de frutas no corpo que vão além da vitamina C!



Agora que já sabemos como comprar e armazenar maçãs, só temos motivos para consumí-las!


Falando tanto em maçãs me deu água na boca por uma bela torta de maçã, a minha preferida!!

Compartilha comigo: qual receita com maçãs mais tem teu coração?


Com amor,

Claudia


G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page