top of page

Como Escolher os Melhores Alimentos - e Poupar $

Quando pensamos em uma alimentação Plant-Based - a base de vegetais, legumes, verduras, frutas - pouco lembramos que tudo começa no mercado. Desde onde e como compramos nosso alimento, até como podemos economizar dinheiro nas nossas escolhas! Hoje conheceremos técnicas infalíveis para termos a melhor despensa para nossa Power Kitchen! Let’s go!




Maneiras para comprar melhor e maximizar nossa economia.


Uma alimentação Plant-Based Integral, ou seja, rica em frutas, legumes, verduras, e grãos integrais, não apenas é infalível para melhorar nossa saúde; ela auxilia na economia financeira!


Mudar para o Plant-Based nos ajuda a poupar até $750 por ano e por pessoa, segundo uma pesquisa publicada no Journal of Hunger & Environmental Nutrition.


Aqui temos 6 maneiras para comprar produtos de qualidade, poupar dinheiro e ainda escolher o melhor para a nossa saúde.


1. Fique atento aos truques do supermercado.

Se não formos bem atentos ao mercado, possivelmente cairemos nas armadilhas de promoção o tempo todo. Possivelmente isto já aconteceu contigo: viu um produto como “promoção” e nem sequer passou pelo respectivo corredor para ver as demais opções!


Quando vamos direto no corredor de cada produto, muitas vezes podemos encontrar outras opções, algumas vezes inclusive melhores e por preços mais acessíveis! Lembre, apenas, que sempre vale ler a lista de ingredientes! Nela é que saberemos se o alimento é realmente um ‘custo-benefício’.


Nada vale comprarmos a opção mais em conta e irmos para casa com um produto ruim, né?







2. Aventure-se nas Feiras de Agricultores!

Sair do convencional mercado e ir em lojas locais ou em feiras de rua nos ajuda muito a poupar dinheiro e escolher opções frescas e sazonais - aqueles alimentos naturais de cada estação do ano. O que também muitas vezes não percebemos é que quando mantemos um relacionamento com os negócios locais, podemos também pedir produtos que não estejam em loja, indicar amigos e ganhar descontos ou produtos como recompensa.


Além disso, muitos mercados maiores possuem marcas próprias de alimentos considerados básicos, como por exemplo arroz e feijão. Aqui temos para ti um grande segredo: os mercados apenas compram esses alimentos de grandes empresas distribuidoras, porém os mercados não vinculam ao consumidor valores extras que grandes marcas possuem, como o valor de propaganda e publicidade em tv, etc.


Ou seja, os mercados compram do mesmo fornecedor de marcas maiores, porém o valor dos produtos do mercado é mais barato pois nós, consumidores, não pagamos pelos demais custos que as grandes marcas possuem. Comprar produtos de marcas do mercado pode ser sim uma boa opção e não significa menor qualidade.


Atente apenas na categoria do alimento que é dada na embalagem. Ex.: categoria tipo 1, tipo 2. Importante sempre comparar iguais com iguais em qualidade e preço.




3. Considere alimentos congelados e enlatados.

Enquanto comprar alimentos da estação continua sendo a melhor opção pela qualidade e preço, nem sempre temos alimentos básicos o ano todo. Como exemplo temos frutas vermelhas e o tomate, que fora da estação, esses alimentos frescos são bem mais caros e nem sempre com o melhor sabor.


Já aconteceu contigo de, a partir de maio, já não ter mais as melhores opções de tomates? Notamos o aumento de preço, e também o quão verdes e sem sabor eles ficam.


Há um grande engano sobre alimentos congelados não serem saudáveis, ou alimentos enlatados perderem o valor nutricional. Porém, a depender da escolha que fazemos, apenas saímos ganhando! Okay, mas como?


As frutas congeladas e tomates em vidros ou enlatados são colhidos no pico da maturação (melhor sabor e pico de nutrientes), e logo são lavados, sortidos e destinados ou ao freezer ou aos vidros. Desta forma, eles mantém os nutrientes e garantem o melhor sabor.

Vale a pena desbravarmos a seção de congelados e enlatados ou em vidros.


O que atentar:

  • Com as frutas vermelhas, ervilhas, milhos, demais frutas e legumes, leia a lista de ingredientes. Devem conter apenas os alimentos integrais. Verifique também a data de validade;

  • Com os tomates, preferencialmente escolha as opções que usem os tomates inteiros - tanto o inteiro mesmo, como o em cubos. Temos esta informação na embalagem. Grande valor nutricional dos tomates está na semente, e estas opções mantém as sementes intactas. Muito diferente do que ocorre com molhos de tomates mais simples (aqueles bem simples de sachê), que usam apenas a polpa do tomate;

  • Como com qualquer alimento embalado, leia sempre a lista de ingredientes e procure pelas versões apenas com os ingredientes principais.



4. Compre alimentos secos.

O que queremos dizer com isso? Alimentos já preparados são bem mais caros quando comparados às suas versões secas. Por exemplo o feijão. Podemos comprar um kilo de feijão por um valor x, assim como podemos optar por feijão já cozido por 2x. O que é claro, já está pronto, então custa mais.


O mesmo vale para sopas prontas, alimentos pré-cortados, massas e porções de arroz prontos.


Coloque na tua balança o que mais vale: se comprar os alimentos secos e tirar um tempo para prepará-los, ou se comprar as melhores versões prontas e garantir o alimento no teu prato. Este ponto depende de cada um.



5. Opte por alimentos a granel.

Hoje temos diversas lojas a granel espalhadas pelo país. Se tu compra nozes, aveia, farinhas diferentes no mercado, vale a pena organizar uma viagem para uma loja a granel e comprar o necessário para o período por lá.


Em mercados, estes alimentos como castanhas e nozes, aveia, linhaça podem ser muito mais caros. Além disso, comprar em lojas a granel nos permite escolher a quantidade, e hoje, por conta da alta demanda, garante também que os alimentos possam ser mais frescos.


Acredite, podemos poupar muito com esta simples escolha e organização. Como com as marcas do mercado, desta forma não precisamos pagar por embalagens caras e pelos custos de publicidade de grandes marcas.





6. Faça alimentos-chave em casa.

Este ponto é um dos mais incríveis da alimentação Plant-Based! Pense comigo: se quiséssemos ter um fornecimento próprio de leite ‘convencional’ em casa, teríamos que ter espaço e comprar uma vaquinha, alimentá-la todos os dias, cuidar da saúde dela (que não necessariamente é feito em indústrias), e torná-la uma mamãe! (já sabe que as vacas não são produtoras naturais e anuais de leite, né?)


Com os leites vegetais é BEM mais fácil! Basta ir em uma loja a granel, comprar o ingrediente principal para o leite que tu escolher e bater no liquidificador com água!


Voilà!

A matemática é simples: 1 xícara de aveia, nozes, soja, arroz, para 3 - 4 xícaras de água.


Muito mais barato que comprar leites vegetais prontos, e ainda garantimos um alimento de melhor qualidade. Infelizmente, no BR ainda não temos muitas opções de leites vegetais com uma lista de ingredientes limpa, contendo apenas o ingrediente principal. Mais um ponto a considerar para fazer o teu leite vegetal em casa!


O mesmo vale para molhos de tomate, mix de arroz com ervas, pães e wraps.



Notas:

  1. Atente para a lista de ingredientes de todos os produtos, bem como na tabela nutricional. Compare as opções dos alimentos e escolha preferencialmente as opções com menor quantidade de sódio (sal). O melhor custo-benefício é SEMPRE cuidar da nossa saúde.

  2. Na lista de ingredientes de tomates em lata ou vidro, possivelmente um outro ingrediente básico será o regulador de acidez. Opte por opções que tenham limão, vinagre ou outros ingredientes ácidos mais naturais, se possível.


Quer aprender a como guardar os alimentos corretamente na geladeira e despensa? Aqui te ensinamos como!

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page