Quando começamos a comer mais alimentos frescos e vindos direto do hortifruti, percebemos o quão sensíveis estes produtos são. A batata fica verde, a banana fica preta, as folhas verdes perdem a vida e quando percebemos, passaram apenas alguns dias e os alimentos não estão mais tão bons.
Para isso também temos soluções! Aliás, acredito que o problema é a solução!
Vamos ao início! Observe na sua casa alguns pontos abaixo e veja se é algo que poderá ser melhorado!
Reduzir o desperdício de alimentos na nossa cozinha começa por comprar com frequência alimentos frescos e com consciência, quando de fato precisamos de mais!
O ideal é comprarmos de acordo com nossa capacidade na geladeira, especialmente em estações muito quentes, que maturam o alimento mais rápido.
Será o caso de comprar os alimentos com mais frequência, ao invés de tudo de uma vez?
Regra de Ouro: vá ao mercado ou feira quando sua cozinha estiver quase vazia! Isso mesmo. Consuma tudo o que tem na geladeira antes de comprar mais alimentos. Assim, usamos a criatividade e testamos outras receitas!
MANTENDO ALIMENTOS NA GELADEIRA
Em primeiro lugar, certifique-se de que suas gavetas nunca estão mais do que 3/4 cheias. Sobrepor os produtos nas gavetas diminui o fluxo de ar e fará com que apodreçam mais rápido.
Em segundo lugar, aproveite as configurações de umidade de suas gavetas. Armazene seus produtos que apodrecerão em uma gaveta com baixa umidade e armazene seus produtos que irão murchar em uma gaveta com uma configuração de alta umidade. Esse controle dependerá da sua geladeira. Caso ela não tenha o controle de umidade, cheque constantemente como estão os alimentos nas gavetas. Forrar a gaveta com um pano de louça ajuda a reter a umidade e impede que a água fique nos alimentos.
E, por último, lembre-se que as frutas podem liberar altos níveis de etileno, que é um agente de maturação que pode estragar certos vegetais, se mantidos na mesma gaveta. É importante saber quais frutas e vegetais prosperam juntos.
Resumindo: é importante evitar sobrecarregar as gavetas, usar as configurações de umidade e saber quais produtos são sensíveis ao etileno e quais produtos produzem etileno. Eu sei que parece confuso, mas com o tempo ficará mais fácil e fará muito mais sentido! Depois de definir essas três coisas, você fará uma grande mudança na vida útil de seus produtos e ajudará a diminuir o desperdício de alimentos.Então, vamos entrar em alguns detalhes ...
Gaveta com alta umidade
Esta gaveta é para produtos que são sensíveis ao gás etileno e que são sensíveis à perda de umidade. Definir a gaveta para umidade alta fecha a janela e bloqueia a umidade, o que ajudará o produto a ficar mais nítido e fresco por mais tempo.
Se sua geladeira não tiver essa opção do controle de umidade, não tem problemas. Basta forrar o fundo da gaveta com um pano de louça e armazenar os produtos da lista a seguir juntos. O importante é não misturarmos alimentos que emitem o gás da maturação com os alimentos sensíveis a ele!
Brócolis
Couve de bruxelas
Repolho
Cenouras
Couve-flor
Pepinos
Berinjela
Vagem
Ervas (coentro, endro, salsa, tomilho)
Folhas verdes (couve, alfaces, espinafre, acelga, agrião)
Quiabo
Ervilhas
Pimentas
Morangos
Abobrinha
Melancia
Gaveta com baixa umidade
Esta gaveta é para produtos que emitem gás etileno e não são sensíveis à perda de umidade. Esta configuração abre a janela na gaveta, dando ao gás etileno e à umidade uma chance de escapar.
Se sua geladeira não tiver essa opção do controle de umidade, não tem problemas. Basta deixar uma fresta da gaveta sempre aberta, forrar o fundo da gaveta com um pano de louça e armazenar os produtos da lista a seguir juntos. De igual forma, importante não misturar na mesma gaveta produtos da lista anterior com esta!
Maçãs
Abacate
Melões
Figos
Kiwis
Mangas
Mamão
Pêras
Banana
Frutas de caroço (damascos, nectarinas, pêssegos, ameixas)
Lembre-se de que algumas frutas ficam melhores fora da geladeira. Isso inclui banana, manga, mamão, caqui, abacaxi, romã e frutas com caroço (pêssegos, nectarinas, etc.).
Quando a temperatura da cozinha estiver elevada ou as frutas estiverem muito maduras, aí sim é necessário armazená-las na geladeira.
Mais adiante teremos mais informações sobre o assunto! Acho que já temos um bom norteador por aqui!
Comentem para mim o que vocês tem na geladeira que estava misturado até então e o que disso vocês vão modificar em casa!
Comments