top of page

Bolo de Cenoura Fofinho e Plant-Based

Bolo de cenoura tem um super valor, não só pelo sabor, mas também por todo o sentimento e memórias que ele desperta! E esta receita não poderia ser mais fácil, rápida e com um resultado além do esperado! Está pronto para um bolo de cenoura delicioso, fofinho e cheio de nutrientes? :)




bolo cenoura, vegano, bolo vegano, cremoso, macio, saudável
Este é o real bolo de cenoura da infância!

Bolo de cenoura me lembra o tempo da infância, com gostinho de banho de chuva e tardes de verão. Porém, quando decidi não consumir mais ovos, confesso que deixei esta receita de lado. Até o momento de pensar: "mas e se eu substituir os ovos por outros ingredientes, como poderia ficar?".


E o resultado está aqui abaixo! Um passo a passo simples, fácil e rápido; com ingredientes saudáveis e naturais, mantendo o melhor do sabor, porém vegano e plant-based!




Perfeito para um momento no final da tarde, em família, com uma xícara de café e, quem sabe, uma vela para criar ainda mais um ambiente de aconchego?!



Como Preparar


Alguns passos são importantes - e estes veremos a seguir! Mas aqui estão alguns pontos para atentarmos na hora de prepararmos a massa, para termos o melhor resultado!


  • Primeiro passo é sempre pré-aquecer o forno! Assim, quando for o momento de colocarmos a massa para assar, já teremos o melhor ambiente dentro do forno - o que garantirá aquela casquinha crocante no final!

  • A massa é preparada em duas tigelas! Isso para que tenhamos a melhor consistência. Este passo é sim necessário, então aconselho que seja seguido.

  • Falando em tigelas, na tigela dos ingredientes secos, é importante optar por uma tigela mais aberta do que profunda. Assim conseguiremos misturar melhor os ingredientes secos com os molhados, mexendo menos e incorporando melhor os ingredientes.

  • Por ser uma massa mais pesada, é importante não misturar muito. Apenas o necessário para que fique uma massa homogênia.

  • A opção de cobertura é opcional. Este bolo fica delicioso sem cobertura alguma!


Passo a Passo dos Ingredientes


Para esta receita, alguns ingredientes são fundamentais. Todos os opcionais ou ingredientes de substituição também estão listados a seguir:


Cenoura ralada - o ingrediente principal! Aqui podemos ralar a cenoura em um tamanho médio. Atente que quanto mais ralada a cenoura estiver, mais líquidos ela vai liberar. Assim, ralar em um tamanho médio é o ideal.


Purê de maçã - este é o ingrediente que substitui o uso de óleo. A maçã dá a consistência que o óleo daria, e não altera o sabor do bolo. Para obter um simples purê, basta triturar em um liquidificador ou mixer de mão uma maçã, sem necessidade de água. Ficará na consistência de papinha para bebê. Se a melhor escolha for comprar pronto, na seção de comida para crianças podemos encontrar a papinha de maçã.


Açúcar mascavo - é o tipo de açúcar utilizado na receita, que pode ser substituído por outro tipo de açúcar granulado. O açúcar mascavo possui uma tonalidade mais forte, o que confere a cor mais escura no resultado final. Além de ser uma fonte mais integral quando comparado aos temos tipos de açúcar.


Farinha integral - a receita é feita 100% com farinha integral, podendo ser dividida com farinha de aveia ou até mesmo farinha branca.


Leite vegetal - este pode ser de inúmeros ingredientes, seja de aveia, soja, castanhas, etc. Pode também ser substituído por água, obtendo uma massa mais leve e talvez menos cremosa.



Leituras Recomendadas




pinterest bolo de cenoura com cobertura e nozes


Bolo de Cenoura Fofinho e Saudável

Esta receita não poderia ser mais fácil, rápida e com um resultado além do esperado! Está pronto para um bolo de cenoura delicioso, fofinho e cheio de nutrientes?



Porções: 12

Tempo de Preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento: 40 minutos

Tempo Total: 50 minutos



INGREDIENTES


Bolo

  • 1 e 3/4 xíc. cenoura ralada

  • 1/2 xíc. açúcar mascavo

  • 3/4 xíc. leite vegetal

  • 1/2 xíc. purê de maçã (leia sobre na sessão detalhada acima)

  • 1 e 3/4 xíc. farinha de trigo integral

  • 2 col. chá fermento em pó

  • 1 col. chá canela em pó


Cobertura

  • 3/4 xíc. tâmaras sem caroço

  • 3/4 xíc. castanha de caju sem sal

  • 1 col. chá extrato de baunilha



INSTRUÇÕES

  1. Pré-aqueça o forno em 175°C. Iniciamos pela cobertura: em um liquidificador, adicione os 2 primeiros ingredientes e cubra com água. Deixe de molho por aproximadamente 45 minutos - durante o preparo do bolo.

  2. Em uma tigela, junte todos os ingredientes molhados/líquidos: o leite vegetal, cenoura ralada e purê de maçã. Misture.

  3. Em outra tigela maior, adicione todos os demais ingredientes secos. Misture e em seguida adicione o conteúdo líquido da primeira tigela.

  4. Misture delicadamente até a massa ficar homogênea.

  5. Coloque a massa na forma de preferência (aqui foi usado uma forma redonda de silicone). Caso necessário, unte a forma com antecedência ou utilize papel manteiga.

  6. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Antes de terminar o tempo previsto, confira com um palito de dente se a massa já está assada. Se ainda não estiver, deixe por mais alguns minutos.

  7. Desenforme o bolo e deixe-o esfriar.

  8. Voltando para a cobertura. No liquidificador, adicione o extrato de baunilha e bata o conteúdo, adicionando água aos poucos caso seja necessário, até atingir a consistência de merengue/chantilly.

  9. Decore o bolo com a cobertura e, opcional, adicione nozes picadas, chocolate sem lactose ralado ou lâminas de coco.




PRODUTOS RECOMENDADOS



RECEITAS SIMILARES




marque @claudiaschatz no instagram



Quer Aprender Mais sobre a Culinária Plant-Based?


Torne-se um verdadeiro Chef com o nosso Clube Reset e tenha acesso a videoaulas exclusivas no conforto da sua cozinha!



Gostou dessa receita? Então comenta aqui abaixo se tu já colocou ela em prática! Adoraremos ler o que tu tem achado das nossas criações!

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page