top of page

Bolo de Fubá Fofinho | Sem leite, ovos e óleo


Sabe quando um bolo vegano é realmente muito simples para ser verdade? Quando a contagem de ingredientes não passa de 10. Você não precisa usar óleo, ovos ou leite para ter um bolo macio, delicioso e saudável. Com apenas alguns passos, esta receita é super fácil e sem segredo.


Sejamos francos, você está ocupado. Você tem coisas para fazer, lugares para estar, e provavelmente não tem tempo suficiente durante o dia. Eu entendo, e estamos juntos nessa. Mas adivinha? Você ainda pode cozinhar comida de verdade! Você não precisa de horas para fazer este bolo que é fácil e saudável ao mesmo tempo. Então vamos para o passo a passo dele!


receita de bolo de fubá vegano

Qual a diferença entre bolo de milho e bolo de fubá?


Fubá é uma farinha feita a partir do grão de milho. Portanto, um bolo de fubá é feito de milho. Porém, o bolo de milho em si possui os grão de milho verde (normalmente frescos ou enlatados) na própria receita.


A diferença mais notável é a consistência do bolo. O bolo de fubá, usando a farinha de milho, precisa de outros ingredientes que deem a umidade necessária para um ótimo resultado. Por outro lado, o bolo de milho é mais molhado justamente por conter milho fresco na própria receita!


Agora vamos para a próxima parte: como fazer um bolo vegano.


Perguntas frequentes sobre como fazer um bolo sem leite, ovos e óleo.

  • Bolo sem leite: Esta é a parte mais fácil em uma receita de bolo Plant-Based, pois o leite convencional pode ser facilmente substituído por leites vegetais, como de aveia, de soja, ou de castanhas. A depender da receita, o leite pode ser substituído pela água ou algum outro ingrediente líquido.

  • Bolo sem ovos: Como nesta receita, frutas como maçã e banana amassadas ou em purê substituem ovos em receitas assadas. Assim como farinha de linhaça, chia ou tofu. Para saber as medidas exatas de cada ingrediente, veja nosso conteúdo sobre clicando aqui.

  • Bolo sem óleo: Esta opção pode ser uma novidade para você, mas o fato é que não precisamos de óleo em receitas, principalmente de bolo! Assim como podemos usar purê de maçã, banana ou purê de moranga para substituir ovos, eles também substituem o óleo. Desta forma, os bolos ficarão macios e cremosos de igual maneira.



Quer receber todas as novas receitas direto no seu email? Cadastre seu melhor email aqui abaixo e enviaremos conteúdos exclusivos para você!


Como Preparar a Receita


Se você busca por uma receita de bolo vegano simples, acabou de encontrar! Além de tudo, podemos incluir frutas e legumes nesta receita, como mencionado acima em "como preparar um bolo sem óleo".


Eu recomendo misturar os ingredientes secos (como as farinhas, fermento) em uma tigela separada dos ingredientes molhados (como o purê de maçã, leite vegetal). Dessa forma fica mais fácil e rápido misturar os conteúdos das duas tigelas. Porém, este passo é opcional.


Para assar um bolo sem precisar untar com óleo a forma, opte por uma forma de silicone apropriada. Na imagem abaixo da receita temos uma foto da forma utilizada. Aqui temos uma opção aprovada por nós.


O tempo no forno é sempre um aproximado, pois varia de forno para forno! Assim, programe o seu forno de acordo com a receita, mas fique de olho pois a depender do seu forno pode ser mais rápido ou talvez precisar de um pouco mais de tempo.


Para saber se o bolo já está pronto e assado, use a velha técnica do espetinho de madeira! Espete o palito de dente ou espetinho no meio do bolo. Se o palitinho sair mais sequinho, está na hora de retirar o bolo do forno. Caso saia ainda com massa úmida, deixe por mais alguns minutos.


ingredientes para um bolo de fubá vegano
Menos de 10 ingredientes para este bolo de fubá.

Bolo de Fubá Vegano com os Seguintes Ingredientes:

  1. Farinha de Trigo;

  2. Farinha de Milho;

  3. Farinha de Trigo Integral;

  4. Açúcar Mascavo;

  5. Fermento;

  6. Leite Vegetal;

  7. Purê de Maçã;

  8. Vinagre de Maçã.


Passo a Passo dos Ingredientes

  • Leite vegetal: todos os leites vegetais são apropriados para esta receita, tendo a única necessidade atentar para o açúcar do leite escolhido. Ideal uma opção sem açúcar - caso contrário, diminua a quantidade de açúcar mascavo na receita. Veja aqui como preparar o seu facilmente em casa!

  • Purê de Maçã: este é, com a banana, o substituto do óleo e dos ovos. Portanto, necessário para uma massa mais macia. Basta triturar ou ralar uma maçã na quantidade indicada na receita. No lugar da maçã, pode ser usada mais uma banana na mesma medida do purê.

  • Açúcar Mascavo: em grande parte das nossas receitas utilizamos o açúcar mascavo. Porém, ele pode ser substituído pelo açúcar mais conveniente a você.


bolo de fubá cremoso, macio e delicioso


Bolo de Fubá - Integral & Vegano

Uma ótima opção de bolo para o café da manhã, para o lanche da tarde ou para comer com um chilli de feijões!



Porções: 12

Tempo de Preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento: 25 minutos

Tempo Total: 35 minutos



INGREDIENTES

  • 1 e 1/4 xíc. farinha de trigo

  • 1 xíc. farinha de milho

  • 2/3 xíc. açúcar mascavo

  • 2 xíc. farinha de trigo integral

  • 1 col. sopa fermento químico

  • 1 e 1/4 xíc. leite vegetal

  • 1/3 xíc. purê de maçã

  • 1 col. chá vinagre de maçã



INSTRUÇÕES

  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.

  2. Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos: as farinhas até o fermento químico

  3. Em outra tigela, misture os ingredientes molhados: do leite vegetal ao vinagre de maçã.

  4. Adicione os ingredientes molhados e bem misturados à tigela com as farinhas e demais ingredientes secos.

  5. Misture a massa delicadamente, até que não haja mais resquícios de farinha.

  6. Em uma fôrma para bolo redonda, despeje a massa e leve para assar em temperatura de 200°C, por aproximadamente 25 minutos.

  7. Após, deixe esfriar de 5 a 10 minutos e desenforme o bolo.




PRODUTOS RECOMENDADOS



RECEITAS SIMILARES



marque @claudiaschatz no instagram



No passo a passo acima da receita temos mais informações sobre os passos necessários e ingredientes para o melhor resultado! Recomendamos muito a leitura!


Quer Aprender Mais sobre a Culinária Plant-Based?


Torne-se um verdadeiro Chef com o nosso Clube Reset e tenha acesso a videoaulas exclusivas no conforto da sua cozinha!





Leituras Recomendadas




Faça Parte do nosso Blog e receba conteúdos exclusivos!


G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page