top of page

Geleia de Uva com Sementes de Chia

Esta não é a clássica receita de geleia de uva, mas com toda a certeza tem muito sabor e muitos nutrientes - que, afinal, é o que buscamos por aqui, certo?

Com uma quantidade bem reduzida de açúcar, nesta receita utilizamos uma outra fonte naturalmente doce: a pasta de tâmaras!


Então vamos para a receita completa e os detalhes de possíveis substituições!



geleia de uva, schmier de uva, para passar no pão, sem açúcar, saudável
Uma super geleia com açúcar natural!

Lembro de quando minha mãe ou avó cozinhavam geleia em casa. Ou devo chamar de schmier?! Geleia é um termo que eu definitivamente não uso, já que no RS a forma como chamamos geleia é nessa versão modificada do alemão (uma forma do dialeto falado aqui no Sul).


A cozinha lentamente adquirindo o aroma doce das frutas cozinhando na calda de açúcar cristal com água. O vapor saindo da panela quente, e eu, criança, ansiosa do lado do fogão esperando a oportunidade para provar um pouquinho. Não era um processo rápido para quem estava pilotando o fogão, porém delicioso o sufiente para ficar na memória.


Ao contrário da receita original de qualquer geleia ou schmier, esta versão nada clássica é mais rápida, feita com a fruta inteira e com uma quantidade de açúcar bem reduzida.


Porém, mesmo assim perfeita para acompanhar uma xícara de café e um pão quentinho!



ingredientes básicos para geleia de uva sem açúcar, uva congelada, limão, tâmara,semente de chia
5 ingredientes básicos: uvas, chia, limão, pasta de tâmara e água.


Como Preparar


Com apenas 5 ingredientes, esta receita é perfeita para usarmos as frutas que temos em casa, sejam frescas ou congeladas. Um ponto ainda mais interessante: podemos substituir pelas frutas que quisermos! Perfeito para usarmos as melhores frutas da estação: naturalmente doces e maduras.


  • Se você tiver uvas no congelador, ou qualquer outra fruta congelada, fique à vontade para usá-las. Nesta receita utilizamos as frutas congeladas, porém frutas frescas darão o mesmo resultado.

  • A quantidade de água é bem reduzida, como podemos ver na foto dos ingredientes acima. Isto porque não cozinhamos as frutas por tanto tempo quanto na receita original.

  • Falando em tempo de cozimento, um dos motivos desta receita ser bem mais rápida é a forma do açúcar. Nas receitas clássicas, toda a quantidade de açúcar granulado precisa cozinhar com a água para criar o caldo espesso. Nesta versão, o açúcar natural usado é líquido e a espessura de geleia atingimos com as sementes de chia!

  • Guarde a geleia pronta ainda morna em um pote de vidro bem fechado. A tampa lacrará com facilidade.

  • Super importante: o açúcar original é o que mantém a geleia conservada por mais tempo, fator este omitido na nossa receita sem açúcar granulado, o que faz com que esta geleia tenha uma validade menor! Portanto, guarde a geleia na geladeira e procure consumí-la dentro de 7 a 10 dias.


Passo a Passo dos Ingredientes


Com apenas 5 ingredientes, não temos tantas preocupações com o passo a passo, mas alguns pontos podemos atentar quanto as possíveis substituições!


Uva - nesta receita utilizamos uvas inteiras (com as sementes) congeladas. Fique à vontade para usar uvas frescas ou sem sementes. Além disso, todas as demais frutas podem substituir a uva nesta receita, usando a mesma quantidade de ingredientes.


Sementes de chia - como falamos anteriormente, é a chia que garante a consistência de geleia ou schmier nesta receita. Lembre, portanto, que se aumentar a quantidade de frutas ou líquido na receita, aumente um pouco mais a quantidade de chia também. Não utilizo nenhum substituto, assim não sei informar se sementes de linhaça, por exemplo, cumprem o papel. O ideal da chia é o fato de ela não alterar o sabor final da receita.


Pasta de tâmara - aqui temos uma receita fácil de pasta de tâmaras. Qualquer adoçante natural pode ser usado aqui, com melado, calda de agave, maple syrup, açúcar mascavo e até mesmo mel, se preferir. As tâmaras em pequenos pedaços podem inclusive cozinhar junto com as uvas. Atente apenas que se optar por um açúcar granulado, o tempo de preparo poderá ser mais longo!


Limão - necessário para aumentar a validade, o limão é insubstituível. Porém, não é necessário utilizar unicamente o limão siciliano. Você pode usar o limão que tiver acesso, mas acrescente aos poucos e experimente a receita. A acidez de cada limão varia consideravelmente!


Leituras Recomendadas




pinterest bolo de cenoura com cobertura e nozes


Geleia de Uva com Açúcar Natural



Tempo de preparo

30 minutos


Ingredientes

3 xíc. uva

1/4 xíc. água

1 col. sopa pasta de tâmara (receita aqui)

2 a 3 col. sopa semente de chia

Suco de 1/2 limão siciliano (confira o passo a passo para substituições)



Método

1. Em uma panela grande, acrescente a uva (ou frutas de sua escolha) e a água. Tampe e ligue em fogo médio.

2. Deixe as frutas cozinhando por 5 minutos, mexendo casualmente.

3. Após, quando já estiverem em maior cozimento, acrescente a pasta de tâmara ou adoçante de sua preferência. Misture e tampe novamente a panela.

4. Quando as frutas já estiverem quase completamente cozidas e criando um caldo natural, acrescente as semente de chia.

5. Neste ponto, misture constantemente para não formar bolas de semente de chia. Atente também para que a geleia não comece a pegar no fundo da panela, portanto diminua o fogo para mínimo.

6. Cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo.

7. Deixe esfriar de 5 a 10 minutos, e depois acrescente o suco do meio limão. Misture.

8. Quando a geleia já estiver mais morna, guarde-a em um pote de vidro bem fechado.

9. Quando estiver completamente fria, guarde a geleia na geladeira e consuma entre 7 a 10 dias. Aqui falamos sobre como melhor armazenar sua geleia!



No passo a passo acima da receita temos mais informações sobre os passos necessários para o melhor resultado!



Quer Aprender Mais sobre a Culinária Plant-Based?


Torne-se um verdadeiro Chef com o nosso Clube Reset e tenha acesso a videoaulas exclusivas no conforto da sua cozinha!



Gostou dessa receita? Então comenta aqui abaixo se tu já colocou ela em prática! Adoraremos ler o que tu tem achado das nossas criações!

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page