top of page

Como parar de jogar alimentos fora & economizar

Quando pensamos em supermercado e feiras, logo pensamos no que levar para casa. Talvez o brócolis que está bem bonito ou as bananas que parecem no ponto certo! Só que aí, chegamos em casa, olhamos o cesto de frutas no canto da mesa e avistamos algumas bananas perdidas ali dentro, já marrons. Abrimos a geladeira, e folhas de couve amareladas nos olham, pensando quando será que serão usadas.



Eu não estou dizendo que isso já tenha ocorrido contigo. Talvez sim, talvez não. Comigo, infelizmente já. E por um tempo bem maior que eu gostaria. Percebemos, de fato, o quanto de alimentos estragam na geladeira quando é hora de limpar tudo. Ou, em um estágio mais avançado, quando percebemos que estamos gastando dinheiro a toa.


Pensando no problema de forma mais global, se um local no mundo fosse designado para receber todos os alimentos desperdiçados da população, esse território seria o 3° maior do mundo, atrás apenas do EUA e da China.


Mas calma, esse post é para ajudar a mudar o jogo! O que podemos fazer para acabarmos com isso?


Vamos conhecer os alimentos mais desperdiçados no mundo - e como reverter isso em casa!


5° lugar

Saladas. Aqui entram folhas verdes em geral, desde couve folha, alface, rúcula, agrião, espinafre, tempero verde, chicória, etc.


Há o cálculo de que 79 mil toneladas de alimentos que param no lixo por ano, no mundo, ainda estariam aptos para consumirmos.


4° lugar

Os considerados "restos". Aqui tem algo interessante: ninguém confirma que joga comida fora, mas se ninguém desperdiça, como os lixões recebem diariamente alimentos?


A resposta pode ser dos "restos". Cabo do brócolis, cabo da salsinha, folhas da couve-flor, folhas da cenoura, parte de cima do pimentão. São todas partes que podem ser aproveitadas em receitas tal como as demais partes do alimento, e ainda possuem inúmeros nutrientes que o restante da verdura não tem.


Um exemplo é a cenoura com as folhas: as partes verdes possuem vitaminas e fibras que não encontramos na cenoura em si. Quando conseguimos comer o alimento de forma integral, nosso corpo ganha e nosso meio ambiente também!


3° lugar

Refeições completas. 420 mil toneladas de refeições prontas são jogadas fora por ano, no mundo. Desde comidas enlatadas que passaram da validade, comidas pré-prontas, Mas também refeições como massa, arroz, feijão são jogados fora todos os dias.


2° lugar

Pão. Em escala mundial, o desperdício de alimentos é como se fôssemos no mercado e comprássemos 3 sacolas de alimentos. E como se 1 destas sacolas fosse direto para o lixo.


Pães tem uma durabilidade menor, dependem da forma como são armazenados em casa e quanto dele realmente é consumido pelos moradores. Não é de se admirar que ocupe a segunda posição.


1° lugar

E o primeiro lugar, campeão em desperdício é..... batatas! Confesso aqui que todos os alimentos do ranking me deixam pensativa, mas a batata como número 1 fica ainda mais complicado.


Isso porque a batata é um alimento de longa duração, muito versátil e muito amado no mundo. Mas mesmo assim ocupa o primeiro lugar!

Parece que o problema está neste ponto: por ser tão acessível e barata, não damos o valor que as batatas merecem.


Mas vamos reverter este jogo, ao menos na nossa casa! Confira aqui como:



Inicie com compra consciente.

  • Faça uma lista de supermercado com os alimentos a serem comprados. Se ajudar, marque também os que já estão na geladeira e que precisam ser consumidos em primeiro lugar, assim evitamos de comprar um mesmo alimento em dobro.

  • Espere a geladeira estar praticamente vazia para ir ao mercado novamente. Dessa forma, usamos tudo o que está lá, testamos novas receitas e usamos nossa criatividade! Garanto que a família se surpreenderá com novos pratos que surgirão!

  • Vá ao mercado ou feira em um dia mais tranquilo, como em um final de semana. Muitos deixam a ida ao mercado para as 18h30 de uma sexta-feira, quando o mercado está cheio e o cansaço tomando conta do corpo. Quando vamos ao mercado mais descansados, fazemos melhores escolhas.

  • Alimente-se antes de sair de casa para as compras da semana! Dessa forma aquelas compras compulsivas não ocorrerão com tanta frequência!

  • Alimentos frescos como os da sessão do hortifrúti não tem uma durabilidade alta. Pense nisso na hora de comprar uma quantidade maior que o que é normalmente consumido. Neste caso, o ideal é comprar a quantidade para a semana e voltar na semana seguinte, garantindo produtos mais frescos.

  • Planeje as refeições da semana. Se para ti funciona deixar as refeições prontas já no domingo, ótimo! Mas se tu é como eu, gosto de ter em mente o que fazer e deixar alimentos chave já prontos. (Falaremos mais disso adiante!).

Divirta-se nas próximas compras e lembre de planejar com consciência! E me conta quais das ideias tu vais colocar em prática!


Com amor, Claudia

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page