top of page

Genética vs. Estilo de Vida

Por muito tempo, a ideia de que uma doença que ocorreu com familiares próximos (avós, tios, pais, irmãos) possa vir a ocorrer com você é levada em consideração pelos riscos genéticos. Muitos dizem que é a probabilidade genética que pode desencadear ou não uma determinada doença. Mas, na realidade, hoje é sabido pela ciência que a genética tem sim um papel, porém pequeno - o que mais determina é se você vive os mesmos hábitos de vida que seus familiares.



Uma enorme luz no fim do túnel: a Epigenética - um novo campo na ciência que estuda o controle da atividade dos genes. Vou explicar melhor: podemos ter os mesmos genes que nossos irmãos, mas resultados diferentes de acordo com nosso estilo de vida!

Alguns estudos mostram isso analisando gêmeos idênticos separados no nascimento. ¹ Mesmo se pai e mãe tiveram ataques cardíacos, um gêmeo pode desenvolver a doença e o outro ter artérias limpas e uma vida longa e saudável. Tudo dependerá do estilo de vida dele, mesmo tendo os mesmos genes.

No estudo "Gene Expression Modulation by Intervention with Nutrition and Lifestyle" ², homens com câncer de próstata passaram por 3 meses de mudanças no estilo de vida, adotando uma dieta à base de vegetais e alimentos integrais, tal como aprendemos no Reset PRO. Sem quimio e nem radio, a expressão de genes que previnem doenças foram estimuladas e oncogenes que levam ao câncer, suprimidos.

Aquilo que comemos afeta nossos genes e saúde. O poder está nas nossas mãos. E nos nossos pratos.

Isso é o que a sua alimentação pode fazer por você. Seu histórico familiar não precisa se tornar o seu destino!


Referências Científicas

1.KULSHRESHTHA, A.; GOYAL, A.; VELEDAR, E. et al. “Association Between Ideal Cardiovascular Health and Carotid Intima-Media Thickness: A Twin Study.” Journal of the American Heart Association. Oxford: 2014; 3(1): e000282.

2.ORNISH, D.; MAGBANUA, M.J.; WEIDNER, G. et al. “Changes in Prostate Gene Expression in Men Undergoing an Intensive Nutrition and Lifestyle Intervention.” Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS). [S.l.]: 2008; 105(24): p. 8.369-74.

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page