top of page

Arroz Mexicano | Panela de Pressão

Buscando por uma receita fácil, nutritiva e feita em uma panela só? Eu te entendo... então dá uma olhadinha nessa receita. Feita com ingredientes que possivelmente estão sentados no teu armário esperando a vez para serem usados! Go ahead!




Por que tu vai amar essa receita


Essa receita é a perfeita para aqueles dias corridos, mas que ainda assim buscamos por uma refeição nutritiva e que nos proporciona aquele conforto, ótimo para os dias mais frios.

Se tu tem uma panela de pressão elétrica, esse prato foi originalmente pensado para uma. Porém, caso tu tenha uma panela para fogão e ela será tua ajudante, segue em frente! Apenas algumas alterações precisarão ser seguidas em relação a receita para a panela de pressão.


Dicas para seguir a receita


Caso tua escolha seja seguir com a panela de pressão, basta seguir as recomendações, principalmente no que diz respeito ao tempo de liberação da válvula de vapor. A panela de pressão trabalha com a liberação do ar de forma mais demorada, de modo que o líquido que foi colocado na receita vá sendo absorvido pelos alimentos. Como neste caso buscamos uma receita com mais caldo, é bem importante cuidarmos para liberarmos a válvula manualmente após o tempo indicado na receita.


Outro ponto importante, e isso vale para qualquer receita com a panela de pressão: em qualquer receita que pede molho ou extrato de tomate, procure sempre colocar esses ingredientes no final, antes de fechar a tampa, e não misture os tomates com todos os demais ingredientes. Misture de forma bem superficial. Os tomates podem grudar no fundo da panela e alterar a receita (ou queimar lá embaixo, o que é um pouco mais incômodo, né?).


Já se caso tua escolha for seguir com uma panela de fogão, sem problemas! Aqui vão algumas dicas:

- o feijão indicado na receita eu sugiro que já esteja cozido. Caso contrário, a receita levaria mais tempo e mais líquido para que o resultado final fique correto.

- fique de olho na panela para desligar o fogo em um ponto que tu julgue como ideal: estando o arroz cozidoe ainda um pouco de molho.

- as indicações para a receita em panela de fogão estarão logo abaixo do "método" na receita.


Prefere assistir em vídeo? Aqui está!

Confere aqui o vídeo que eu preparei lá no YouTube, com exatamente essa receita!





Frijoles y arroz - Moda Mexicana & Vegan


Tempo de preparo

10 min


Tempo de cozimento

55 min


Ingredientes


1 xícara de feijão carioca (deixados de molho por 8 horas)*

2 col sopa de caldo de legumes ou água para dourar a cebola

1 cebola roxa média picada

4 dentes de alho picados

1 col chá de cominho

1 col chá de coentro

1 col chá de orégano

1 col chá de chilli em pó

1 1/2 col chá de sal

Pimenta preta a gosto

4 xícaras de água

1 1/2 xícaras de arroz integral

1 lata (425gr) de tomate em pedaços

200 gr de extrato de tomate

Meio limão

Tempero verde a gosto


Método


1. Lave os feijões e deixe de molho em água limpa por 8 horas ou durante a noite.

2. Na panela de pressão elétrica, selecione a função refogar e deixe a panela esquentar antes de acrescentar a colher de caldo de legumes. Assim que a panela estiver quentes, coloque o caldo e a cebola picada, com uma pitada de sal e misture com uma colher de madeira até a cebola dourar, por cerca de 3-5 minutos.

3. Adicione o alho e cozinhe por 1 minuto, misturando sempre para não queimar.

4. Adicione todos os temperos e misture até começar a sentir o aroma dos temperos e até que todo o conteúdo esteja coberto pelos temperos.

5. Adicione a água e com a colher misture todos os cantinhos para que nada queime. Adicione os feijões (sem a água do de molho), além do arroz e misture bem.

6. Coloque o molho de tomate e o extrato de tomate e misture superficialmente (não misture os tomates com todos os demais ingredientes, pois os tomates tendem a grudar no fundo da panela e podem queimar).

7. Coloque a tampa da panela, e mude a válvula de pressão para FECHADO. Altere a configuração da panela para manual, selecione a pressão alta e programe o tempo para 12 minutos.

8. Assim que os 12 minutos concluirem e a panela apitar, permita que a pressão saia da panela naturalmente por 15 minutos. Após isso, mude a válula com cuidado para permitir que o ar da panela saia por completo.

9. Misture o suco do meio limão. Tempere com um pouco mais de sal e pimenta, caso preferir.

10. Sirva ainda quente com tempero verde.


O que mudar para panela de fogão.


1. Cozinhe os feijões com antecedência e use na receita apenas os grãos. O líquido indicado na receita (4 copos) será necessário para cozinhar o arroz e demais ingredientes.

2. Prossiga com os passos 2 ao 6 de igual forma.

3. Tampe a panela e deixe o fogo em altura média. Misture vez ou outra para evitar que algum ingrediente grude no fundo.

4. Desligue o fogo após 25 - 30 minutos ou no momento que verificar que o arroz esteja cozido e o molho restante esteja do seu agrado.

5. Tempere com o suco de meio limão e tempero verde e ótimo apetite!!


Gostou dessa receita? Então cadastra teu email para receber nossa Newsletter, com ainda mais receitas e informações sobre nutrição, saúde e alimentação Plant-Based!





Notes

Receita adaptada de RainbowPlantLife.


G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page