top of page

4 Passos para Transformar a Saúde!

“Uma pessoa saudável tem mil desejos. Uma pessoa sem saúde, apenas um: de ficar saudável” Die Agnes Karll-Schwester, Der Krankenpfleger.


Hoje é o Dia Nacional da Saúde, dia 5 de Agosto, e não há comemoração melhor que a de preservar e fortalecer um dos bens mais preciosos que temos. Afinal, nosso corpo é o nosso templo, e nossa mente é a bússola para nossas maiores realizações.


E para prestigiarmos o dia de hoje e nossa saúde, neste artigo falaremos sobre 4 pontos essenciais para colocarmos em prática já hoje, ou intensificarmos nossas já ótimas ações para termos cada vez mais uma saúde de ferro e que nos credencie à longevidade!


Menina na natureza, plantando árvores, imunidade, qualidade de vida
Um momento junto à Natureza é também uma forma para aumentarmos imunidade, qualidade de vida e bem-estar.

 

Índice de Conteúdos

 

Quais pontos focar para a melhor saúde?


Vamos aos 4 pontos fundamentais e que englobam nossa saúde geral!



Momento do descanso.


Vivemos uma vida, na sua grande parte, muito agitada. E como se não bastasse todo o agito desde o momento em que levantamos da cama, permanecemos no mesmo ritmo até o final do dia. Mesmo momentos antes de pegarmos no sono, continuamos estimulando nosso cérebro com luzes fortes, telas de tv ou celular, sons altos.


Porém, o escurecer do dia possui motivos: com ele, deveríamos reduzir o ritmo do dia, diminuir o contato com luzes e levar nosso corpo ao descanso. É, na realidade, o que o nosso corpo espera que ocorra, dentro do nosso ciclo circadiano. Através deste momento onde iniciamos a preparação do corpo para o descanso, nosso organismo já inicia a liberação de hormônios de relaxamento e revitalização.


Devido a toda a importância do sono, quando não nos sentimos bem ou precisamos recuperar o corpo de, por exemplo, um forte resfriado, sentimos ainda mais forte a necessidade de um sono de qualidade.


Já aconteceu com você de dormir as 7 - 8 horas ideais de sono por noite, mas ainda assim acordar no outro dia com o corpo pesado e mente sonolenta? Isso também se deve à forma como vamos dormir no dia anterior. Não apenas dependemos da quantidade ideal de horas de sono, porém principalmente da qualidade deste sono.


Assim, crie um ritual do sono: pense em um horário que possa diminuir as luzes e os sons, desligar a internet e preparar o corpo para o descanso.


Comer alimentos leves e sem cafeína ou estimulantes é de igual forma essencial para que nosso organismo consiga ter máxima energia para a revitalização do sono, e não focado em digerir alimentos, por exemplo.


Quarto de dormir, sono de qualidade, como dormir melhor
Criar um espaço aconchegante, leve e arejado no quarto permite noites ainda melhores!

Como criar um ritual do sono:

  • Estabeleça um horário fixo para ir para o quarto. Provavelmente você possui um horário para acordar, então não seria justo para o corpo ter também um momento para ir dormir? Desta maneira, criamos um hábito que com o tempo facilitará pegarmos no sono e termos um sono restaurador.

  • Diminua as luzes e desligue as telas de todos os aparelhos pelo menos 30 minutos antes de dormir. As luzes artificiais mantém nosso cérebro atento e trabalhando, o que pode influenciar na qualidade do nosso sono.

  • Evite chás e bebidas cafeinadas, além de optar por chás calmantes como camomila ou melissa antes de ir para o quarto. Estes chás auxiliam na qualidade do sono. Porém, um ponto muito importante: beba um chá quente 1 hora antes de dormir, para que uma ida ao banheiro não interrompa seu sono!


Movimento.


Se durante o sono renovamos nossas energias, durante o dia nada melhor que colocarmos nosso corpo em movimento - nosso corpo foi feito para estar em ação! Se ir para a academia ou fazer longas caminhadas parece fora de cogitação, quem sabe fazer 10 minutos de atividade física?


Pular corda, fazer polichinelo, alguns agachamentos, são apenas algumas formas de darmos movimento ao corpo! Se não temos 10 minutos para cuidarmos de nós, o que nos resta?


Caso o movimento físico ainda não faça parte dos seus dias, lembre que sempre podemos iniciar, há sempre tempo! Comece com calma, não é necessário ir do 0 ao 80!


Alguma atividade leve 1 a 2 dias na semana, alguns minutos, já lhe dará mais energia, vida e bem-estar! O que provavelmente será um passaporte para aumentar esses estímulos ao longo das semanas! Quem sabe aqui não nasce um novo atleta?



Alimentação Plant-Based.


Alimentos com vida geram vida! Para o melhor funcionamento do corpo, precisamos colocar o melhor combustível em forma de alimento para dentro do nosso corpo! Pense em um carro: para ele andar, precisamos colocar o combustível certo! Um carro a diesel não recebe gasolina…


E o mesmo ocorre com nosso corpo! Opte pela variedade, desbrave as feiras e hostifrutis, dê cor e vida ao seu prato. Quer um ponto para começar? Coma 1 fruta a mais no dia de hoje!


Escolher maçãs, alimentos saudáveis, como comer melhor, alimentos naturais
A qualidade dos nossos alimentos está diretamente associada à qualidade da nossa vida.

Aqui temos uma seleção de artigos para você começar a entender melhor a mágica da cozinha e colocar este ponto em prática!




Meditação & Journaling.


Nossa mente pode ser nossa aliada ou inimiga - depende do controle que damos à ela. 5 minutos de respiração consciente e com os olhos fechados é um ótimo início de dia! Assim como fazemos nossa higiene física ao acordarmos, precisamos da nossa higiente mental!

diário da manhã, como acordar cedo, hábito da leitura

A prática de journaling (de um diário) é também uma maneira de liberarmos espaço na nossa mente para aquilo que de fato importa nos nossos dias.


Basta um caderno e uma caneta, um lugar onde você possa ficar concentrado por 5 minutos e com isso começar a escrever sobre o que se passa na sua mente!



Inúmeros são os formatos de Journaling, mas aqui estão algumas ideias para você colocar em prática:

  • Comece escrevendo sobre os pontos pelos quais você é grato. É fácil pensarmos sempre nos mais óbvios e muito importantes, como pelo alimento, morada, família, saúde. Mas através desse exercício percebemos tantos outros pontos pelos quais somos gratos: pelo belo dia de sol ou chuva, pelo aroma do café na cozinha em um domingo pela manhã, pela oportunidade de ouvir pássaros, sentir o vento. Ou até mesmo pela oportunidade de ser quem somos e pela incrível mente que temos!

  • Iniciar o Journaling pela manhã é um ótimo momento! Criamos a possibilidade de escrever sobre os sonhos que tivemos durante a noite ou planos para o dia que se inicia. Além de escrevermos no papel o que não exatamente nos agrada, por que não? Aqui é o momento para também colocarmos para fora o que talvez nos incomode. Pense no diário como um amigo e converse com ele!

  • Ainda assim não tem muito sobre o que escrever? Comece a escrever sobre o dia, o tempo, o que você fará depois de escrever no seu caderno - o ponto principal é iniciar! Depois disso um gatilho despertará na sua mente e tenha certeza que quando você perceber, terá mais de duas páginas completas apenas com o que você tinha nos pensamentos e nem sabia!

Esta prática, apesar de simples, é de extrema importância! Somos seres comunicativos, porém em alguns momentos não queremos expôr aos outros tudo o que sentimos e pensamos - e está tudo bem!


No momento que escrevemos para nós mesmos, é como se estivéssemos contando para uma outra pessoa, e gerando então a possibilidade de analisarmos as situações “de fora”, como uma terceira visão.



Conclusão.


Todos os 4 passos são de extrema importância. Mas quer um conselho? Inicie uma transformação por um dos pontos primeiro! E conforme for ganhando mais energia, melhore o próximo ponto!


Desta maneira teremos a certeza de que cada passo terá uma atenção plena e ainda mais importante: duradoura!


Afinal, hoje é dia de transformarmos nossa saúde!

Hoje e sempre!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page