Uma dos pontos muito importantes para nós quando pensamos em uma receita é a utilização máxima dos ingredientes. E nesta 'carne' vegetal utilizamos o tronco do brócoli e da couve-flor!
Apesar de muitas vezes (e por não sabermos que estas partes são perfeitamente comestíveis) jogarmos fora estes caules, com um pouquinho de preparo e os temperos certos eles ficam sensacionais!
Uma receita com menos de 10 ingredientes, rápida para fazer a noite e que usa alimentos simples, acessíveis e muito saborosos. E ainda, com uma pitada de zero desperdício! Esta é a nossa 'carne' vegetal para usar nos seus próximos tacos mexicanos!

O que são Tacos e como preparar?
Taco é um prato tipicamente mexicano que consiste em tortilhas (wraps) de farinha de milho ou de trigo, que cabe na palma da mão e leva diferentes recheios. Nestes recheios podemos encontrar carne convencional ou vegetal (como no nosso caso!), outros vegetais, guacamole (um creme salgado de abacate delicioso), e é geralmente apimentado seguindo as receitas tradicionais do México.
Nesta nossa variação, a pimenta é opcional e pode ser controlada de acordo com a preferência de cada um.
Como fazer a carne vegetal de lentilha?
Assim como nossas demais receitas, esta opção de almoço & janta é feita em apenas uma panela, usando um processador de alimentos para poupar tempo e ajudar na praticidade no preparo dos ingredientes! Mas caso você prefira cortar os ingredientes a mão, funciona perfeitamente bem - lembre apenas de picar os ingredientes em tamanhos menores para o resultado final lembrar uma espécie de "carne moída".
Aqui temos algumas informações sobre os ingredientes e suas possíveis substituições:
Lentilha. Procure cozinhar a lentilha até ficar al dente (não muito cremosa). Nesta receita não usaremos o líquido do cozimento, apenas os grãos cozidos de lentilha.
Caule do brócoli e couve-flor. Perfeito momento para usar os caules que sobraram do brócolis e couve-flor da semana! Nesta receita podemos usar apenas brócoli ou apenas a couve. Caso prefira e não tenha caules na geladeira, corte as árvores de brócoli e couve-flor e acrescente no final - eles precisarão de menos cozimento.
Molho shoyu. Pode ser substituído por tamari ou molho shoyu light. Este ingrediente dá um sabor diferenciado e mais semelhante a uma carne. Se optar por usar um molho shoyu tradicional e com sódio, o uso de sal é totalmente opcional.
Extrato de tomate. Apenas uma colher sopa, mas que ajudará na cor avermelhada e no sabor quando colocado na receita logo no começo do preparo! Caso prefira, substitua por molho de tomate ou catchup.
Temperos. Use e abuse da sua imaginação! Definitivamente conforme você fizer esta receita, perceberá outros temperos que poderão ser usados. A páprica defumada e o cominho são indicações e dão à receita o sabor mais próximo a uma carne de tacos.
Quer receber todas as novas receitas direto no seu email? Cadastre seu melhor email aqui abaixo e enviaremos conteúdos exclusivos para você!
Como montar os Tacos e quais acompanhamentos?
Comida Mexicana combina com calor, verão, alegria e muitos nachos! Perfeita para o momento de descontração com amigos e família, mantendo uma alimentação saudável e deliciosa!
Como acompanhamentos, pense em um molho de guacamole para comer com os nachos (salgadinhos triangulares tipo Doritos), e use e abuse de temperinho verde ou coentro. Molhos apimentados casam muito bem com esta receita!
Para montar os seus Tacos de forma eficiente, comece aquecendo as suas tortilhas ou wraps levemente em uma frigideira, um por um. Neste momento, apenas aquecer as tortilhas dá o resultado necessário: levemente crocante. Cuide para não aquecer demais, caso contrário as tortilhas quebrarão ao serem recheadas! Assim, mantenha o fogo sempre no mínimo.
Acompanhamentos para o recheio como tiras finas de repolho roxo e branco, de cenoura, alface, pimentão vermelho, e outros vegetais. O rabanete em rodelas finas dá uma leve picância e um visual incrível para o resultado final!
Conclua com algumas gotas de limão: este ingrediente ácido realçará o sabor de cada um dos temperos. Ou seja, uma explosão de sabor em uma mordida!
Outras formas para usar esta receita
- Recheio de pastéis;
- Molho à bolonhesa (acrescente mais molho de tomate);
- Recheio para lasanhas;
- Em sanduíches;
- Misturado a saladas verdes.
'Carne' de Lentilha, Brócolis e Couve-Flor para Tacos Mexicanos
Gostou desta receita?
Compartilhe conosco aqui abaixo nos comentários o seu resultado final da receita! E considere dar uma avaliação em estrelas aqui na receita! (isso conta muito para continuarmos compartilhando receitas incríveis com mais pessoas!)
Mais Fotos para os Olhos


