top of page

"Carne" de Lentilha e Brócolis | Tacos Mexicanos

Uma dos pontos muito importantes para nós quando pensamos em uma receita é a utilização máxima dos ingredientes. E nesta 'carne' vegetal utilizamos o tronco do brócoli e da couve-flor!


Apesar de muitas vezes (e por não sabermos que estas partes são perfeitamente comestíveis) jogarmos fora estes caules, com um pouquinho de preparo e os temperos certos eles ficam sensacionais!


Uma receita com menos de 10 ingredientes, rápida para fazer a noite e que usa alimentos simples, acessíveis e muito saborosos. E ainda, com uma pitada de zero desperdício! Esta é a nossa 'carne' vegetal para usar nos seus próximos tacos mexicanos!



Carne vegetal caseira. Lentilha, brócolis e couve-flor

O que são Tacos e como preparar?


Taco é um prato tipicamente mexicano que consiste em tortilhas (wraps) de farinha de milho ou de trigo, que cabe na palma da mão e leva diferentes recheios. Nestes recheios podemos encontrar carne convencional ou vegetal (como no nosso caso!), outros vegetais, guacamole (um creme salgado de abacate delicioso), e é geralmente apimentado seguindo as receitas tradicionais do México.


Nesta nossa variação, a pimenta é opcional e pode ser controlada de acordo com a preferência de cada um.



Como fazer a carne vegetal de lentilha?


Assim como nossas demais receitas, esta opção de almoço & janta é feita em apenas uma panela, usando um processador de alimentos para poupar tempo e ajudar na praticidade no preparo dos ingredientes! Mas caso você prefira cortar os ingredientes a mão, funciona perfeitamente bem - lembre apenas de picar os ingredientes em tamanhos menores para o resultado final lembrar uma espécie de "carne moída".


Aqui temos algumas informações sobre os ingredientes e suas possíveis substituições:


  • Lentilha. Procure cozinhar a lentilha até ficar al dente (não muito cremosa). Nesta receita não usaremos o líquido do cozimento, apenas os grãos cozidos de lentilha.

  • Caule do brócoli e couve-flor. Perfeito momento para usar os caules que sobraram do brócolis e couve-flor da semana! Nesta receita podemos usar apenas brócoli ou apenas a couve. Caso prefira e não tenha caules na geladeira, corte as árvores de brócoli e couve-flor e acrescente no final - eles precisarão de menos cozimento.

  • Molho shoyu. Pode ser substituído por tamari ou molho shoyu light. Este ingrediente dá um sabor diferenciado e mais semelhante a uma carne. Se optar por usar um molho shoyu tradicional e com sódio, o uso de sal é totalmente opcional.

  • Extrato de tomate. Apenas uma colher sopa, mas que ajudará na cor avermelhada e no sabor quando colocado na receita logo no começo do preparo! Caso prefira, substitua por molho de tomate ou catchup.

  • Temperos. Use e abuse da sua imaginação! Definitivamente conforme você fizer esta receita, perceberá outros temperos que poderão ser usados. A páprica defumada e o cominho são indicações e dão à receita o sabor mais próximo a uma carne de tacos.


Quer receber todas as novas receitas direto no seu email? Cadastre seu melhor email aqui abaixo e enviaremos conteúdos exclusivos para você!




Como montar os Tacos e quais acompanhamentos?


Comida Mexicana combina com calor, verão, alegria e muitos nachos! Perfeita para o momento de descontração com amigos e família, mantendo uma alimentação saudável e deliciosa!


Como acompanhamentos, pense em um molho de guacamole para comer com os nachos (salgadinhos triangulares tipo Doritos), e use e abuse de temperinho verde ou coentro. Molhos apimentados casam muito bem com esta receita!


Para montar os seus Tacos de forma eficiente, comece aquecendo as suas tortilhas ou wraps levemente em uma frigideira, um por um. Neste momento, apenas aquecer as tortilhas dá o resultado necessário: levemente crocante. Cuide para não aquecer demais, caso contrário as tortilhas quebrarão ao serem recheadas! Assim, mantenha o fogo sempre no mínimo.


Acompanhamentos para o recheio como tiras finas de repolho roxo e branco, de cenoura, alface, pimentão vermelho, e outros vegetais. O rabanete em rodelas finas dá uma leve picância e um visual incrível para o resultado final!


Conclua com algumas gotas de limão: este ingrediente ácido realçará o sabor de cada um dos temperos. Ou seja, uma explosão de sabor em uma mordida!



Outras formas para usar esta receita


- Recheio de pastéis;

- Molho à bolonhesa (acrescente mais molho de tomate);

- Recheio para lasanhas;

- Em sanduíches;

- Misturado a saladas verdes.




'Carne' de Lentilha, Brócolis e Couve-Flor para Tacos Mexicanos

Uma opção de carne vegetal perfeita para molhos, tacos, pastéis e onde mais a imaginação permitir!


Porções: 10

Tempo de Preparo: 10 minutos

Tempo de Cozimento: 15 minutos

Tempo Total: 25 minutos



INGREDIENTES


Para a Carne Vegetal

  • 400 gr de lentilha cozida (sem caldo)

  • 1 caule pequeno de brócolis *

  • 1 caule pequeno de couve-flor *

  • 1/2 cebola roxa

  • 4 unidades de tomate seco

  • 3 dentes de alho

  • 1 colher sopa de extrato de tomate

  • 1 colher sopa de molho shoyu

  • 1 colher chá de páprica defumada

  • 1 colher chá de cominho


Para Servir

  • 10 un de tortilhas / wraps

  • Repolho roxo e branco em tiras finas

  • Rodelas de rabanete

  • Temperinho verde

  • Molho de pimenta ou molho vegano

  • Limão



INSTRUÇÕES


Para preparar a carne vegetal

  1. Em um processador de alimentos, triture em pedaços pequenos os caules de brócolis e couve-flor. Retire do processador e reserve.

  2. Ainda no processador, triture a cebola e os dentes de alho.

  3. Em uma frigideira quente, adicione um pouco de água e refogue a cebola e o alho.

  4. Em seguida, adicione à panela os caules triturados. Refogue. Se necessário, acrescente mais um pouco de água - o suficiente para cobrir levemente o fundo da panela.

  5. Adicione os temperos: páprica defumada, cominho, extrato de tomate. Misture.

  6. Adicione a lentilha já cozida, além dos pedaços de tomate seco e o molho shoyu. Refogue por aproximadamente 5 minutos. Desligue e sirva de acordo.


Para preparar os Tacos

  1. Em uma frigideira em fogo baixo, doure levemente as tortilhas ou wraps - o suficiente para ficarem levemente crocantes. (Não deixe muito tempo no fogo pois eles ficarão quebradiços!)

  2. Segurando o wrap na mão, coloque as tiras de repolhos, a carne vegetal, temperinho verde, as rodelas de rabanete e o molho de sua preferência.

  3. Finalize com gotas de limão.




NOTAS

  • Caso prefira, opte por um caule grande de brócolis ou couve-flor.

  • Substitua o molho shoyu por tamari para uma versão sem glúten.

  • Substitua a cebola roxa por cebola comum.



RECEITAS SIMILARES



marque @claudiaschatz no instagram


Gostou desta receita?


Compartilhe conosco aqui abaixo nos comentários o seu resultado final da receita! E considere dar uma avaliação em estrelas aqui na receita! (isso conta muito para continuarmos compartilhando receitas incríveis com mais pessoas!)



Mais Fotos para os Olhos



Tacos Mexicanos receita vegetariana e vegana

Noite de Tacos com Nachos vegetariana e vegana

receita de carne vegetal saudável e integral


Faça Parte do nosso Blog e receba conteúdos exclusivos!



G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page