Aproveitar todos os ingredientes de formas diferentes é minha forma de cozinhar! Afinal, por que não usar os talos da cenoura, beterraba, salsinha? Por que jogar fora algo que contém tantos nutrientes, que fica saboroso e que ainda dá uma cor a mais ao prato?
Temos várias opções para criarmos sempre uma farofa diferente - vai do seu gosto e do que você tem na geladeira!
Mas, caso você não saiba muito bem o que são os talos que eu falo, vou explicar melhor! As cenouras e beterrabas, por exemplo, crescem na terra e acima dos frutos, elas produzem folhas e cabinhos. Em mercados comuns talvez seja difícil encontrar as opções inteiras (o vegetal, cabinho e folhas) - o mais comum é encontrarmos apenas a cenoura e a beterraba.
Feiras de agricultores e mercados de frutas talvez tenham mais destas opções com folhas e talos (que é uma ótima forma para sabermos se a produção é fresquinha, já que se as folhas estiverem murchas é um sinal de que já foi colhido a mais tempo).
Outra opção é plantar em casa! Sim! Se você possui um espaço no jardim, é só preparar a terra e plantar as sementes. É um processo um pouco mais longo, mas que vale o resultado!
Pois bem, vamos para as opções de talos: talo verde da ceroura, da salsinha (ou cheiro verde), talo do nabo, talo roxo da baterraba, talo do brócoli e da couve-flor, talo da folha de couve, etc. São várias opções e como falei antes, vai da sua criatividade!
Então vamos para a receita!
Farofa de Talos
Tempo de preparo
10 min
Tempo de cozimento
5 min
Porção
1 bowl / tigelinha
Tempo na geladeira
Até 2 dias em um recipiente fechado
Utensílios
Panela ou frigideira
Bowl para servir
Ingredientes
1 cebola pequena a média picada em cubinhos pequenos
1 xícara de talos da sua preferência picados em cubinhos
1 e 1/5 a 2 xícaras de farinha de mandioca
1 pitada de sal
Azeite de oliva para refogar
Curry, páprica doce, cúrcuma e outros temperos da sua preferência
Salsinha picada para decorar
Azeitonas para decorar
Método
1. Na panela ou frigideira, colocar um fio de azeite de oliva. Nota: se sua panela ou frigideira for antiaderente talvez você não precise do azeite.
2. Refogar a cebola até ela ficar translúcida.
3. Acrescentar os talos e refogar com a cebola, mexendo para que não grudem.
4. Caso necessário, colocar mais um fio de azeite. Baixar o fogo para então acrescentar a farinha de mandioca.
5. Após colocar a farinha, mexer constantemente em fogo baixo. A farinha é sensível a temperatura, então é importante misturar constantemente para evitar que queime.
6. Temperar com o sal, cúrcuma, curry, páprica e outros temperos do seu gosto.
7. Mexer mais um pouco e desligar o fogo.
8. Está pronto! Basta transferir para uma tigelinha de servir, colocar o temperinho verde e algumas azeitonas para aumentar o sabor e levar para a mesa!
Você experimentou esta receita?
Me conta nos comentários como ficou e o que você achou. Ou me marque no Instagram com #claudiaschatz e @claudiaschatz! Bom Apetite!!
Comentarios