top of page

Berinjela


Beneficios da berinjela, como cozinhar com berinjela, como guardar berinjela


O QUE É BERINJELA?


A berinjela é um ingrediente muito versátil na cozinha, apesar de muitas pessoas não conhecerem ou cozinharem este vegetal de forma errada e, com isso, não gostarem do seu sabor ou textura.


O gosto pela berinjela tem dois lados, assim como a sua escrita: berinjela no português brasileiro, e beringela no português de Portugal. Mas assim como na escrita, na cozinha a berinjela nos mostra a sua versatilidade - podemos fazê-la assada, cozida, em forma de patê, como ingredientes em outras receitas deliciosas. Veremos mais sobre as receitas nas próximas sessões!


As berinjelas fazem parte da família das plantas de erva-moura, que inclui tomates, pimentões, pimentas e batatas. Embora chamemos as berinjelas de vegetais, elas são tecnicamente uma fruta porque contêm sementes. Elas vêm em várias cores diferentes: roxa, verde, listrada de rosa e até laranja.




COMO COZINHAR COM BERINJELA


Como falamos anteriormente, cozinhar com a berinjela é simples. A casca é comestível, portanto é importante lavar bem a parte externa.


Assim que cortada, a berinjela começa a escurecer. Assim, é importante durante o preparo, sempre deixar para cortar a berinjela no momento em que ela será incluída em uma receita, marinada com temperos, ou assada no forno, por exemplo.


Cortar em fatias a berinjela no sentido do comprimento, criando "bifes" vegetarianos, que são então assados ou finalizados na frigideira. Junto com rodelas de tomates, cebola e abobrinha, criando um clássico ratatouille. A berinjela funciona muito bem com temperos, absorvendo muito sabor. Às vezes, elas são recheadas com outros ingredientes.


A textura esponjosa significa que ela é excelente para absorver o sabor.







QUANDO A BERINJELA ESTÁ NA ESTAÇÃO?


No final do verão e início de outono é quando encontramos as berinjelas mais frescas e deliciosas.




COMO GUARDAR BERINJELA?


Se o plano é cozinhar com a berinjela logo nos próximos 2 dias após a compra, as berinjelas ficarão bem no balcão da cozinha. Caso a temperatura esteja muito elevada e a berinjela apresentar sinais de que está murchando, leve-a para a geladeira.


Mas se não tiver certeza de quando vai usá-las, coloque-as na geladeira quando chegar em casa. Mantenha as berinjelas em um pote ou saco plástico dentro da geladeira, pois elas podem fazer com que outros legumes e frutas amadureçam mais rapidamente.




QUAIS OS BENEFÍCIOS DA BERINJELA PARA SAÚDE?


A berinjela conta como um legume para o dia, mantendo a alimentação colorida e variada. Além disso, é rica em fibras, tem poucas calorias, possui nutrientes como folato, potássio, vitaminas K e C, além de antioxidantes.




receita de gramolata - um tempero italiano fácil e saboroso


RECEITA RECOMENDADA






Eleve o sabor dos seus legumes e vegetais com este molho para Poke feito com ingredientes caseiros


LEITURA RECOMENDADA






Conte com os benefícios deste tônico para imunidade, que contém ingredientes naturais para aumentar a imunidade e saúde

LEITURA RECOMENDADA

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page