top of page

Dias #4 e #5 | Diário da Fermentação Natural

Estamos na metade do caminho para o fermento ficar pronto. É uma jornada de 14 dias, alimentando (com farinha e água) o fermento todos os dias. Trabalhoso, sim, por um momento. Mas vamos lembrar que esse início de fermentação poderá ser usada por anos na produção de pães!


Antes de iniciar, quero dizer que no dia #3 (neste post), eu deixei de citar que foi o dia de descartar uma parte da mistura já existente. Eu segui o que me foi guiado e entendi que é para termos sempre espaço no pote para que a mistura cresça e fermente cada vez mais.


Mas falando dos dias #4 e #5...


No dia 4, a instrução era de descartar uma parte da mistura apenas se estivesse precisando de espaço. O meu não estava precisando, estava com espaço suficiente.

Alimentei o fermento agora não 1 vez ao dia, mas sim 2 vezes! Uma pela manhã e outra antes de dormir.


O alimento que eu digo foi o mesmo: 50 gramas de farinha e 50 gramas de água. A farinha que venho usando é a de trigo branca.


Reparei que no final do dia, algumas bolhas de ar estavam ao longo do vidro, não apenas na superfície! Fiquei super feliz, pois apesar de não estar crescendo em volume, acredito que as bolhas sejam um sinal que meu fermento está crescendo em bactérias! Uhul!



E dia 5...


A partir do dia 4 começamos com a alimentação 2 vezes ao dia. Portanto, dia 5 foi também de alimentar o fermento pela manhã e pela noite.

E essa foto mostra momento após eu alimentar e mexer o conteúdo no vidro! Nova bolhas de ar logo nos primeiros minutos! Galera, acho que isso é uma vitória no momento!!


Fiquei feliz e quero ver como serão os próximos dias!


Tenho apenas um problema: a temperatura ambiente por aqui caiu bastante e não atinge a temperatura ideal para que o fermento cresça (o que pode tornar o processo mais lento).

Enrolei um pano de prato no vidro na tentativa de manter o conteúdo um pouco mais quente. (bom ou não? não sei.)



Veremos se dará resultado! Dedos cruzados e até amanhã!

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page