top of page

Diário da Fermentação Natural | Materiais

Jamais pensei que esse processo de produzir o fermento natural do zero fosse tão viciante e envolvente! E mal posso esperar para ver o resultado nos pães! Mas vamos começar da forma correta: vendo quais materiais são necessários.


Ontem começamos nossa jornada para fazermos o fermento natural em casa. Caso tu não tenha lido a primeira parte, a introdução, aqui eu falo sobre o que é o fermento natural e para que ele pode ser usado.



Materiais & ferramentas na cozinha.


A foto já diz tudo do que precisamos de ferramentas. Vou aproveitar e explicar o motivo de cada item desses:


- Balança de cozinha digital. Aqui preciso enaltecer a balança digital, apesar de adorar as balanças com estilo mais vintage. Porém, quando trabalhamos com massas de pães, por exemplo, precisamos de uma precisão maior para as medidas, visto que se passarmos a medida de farinha, por exemplo, o resultado final já não será o mesmo.


Mas não estou recomendando que tu compre uma balança de cozinha apenas com o propósito de fazer o fermento. Podemos usar a balança em muitas receitas e, falando por experiência, se torna inclusive mais fácil seguir uma receita apenas com a balança, pois assim deixamos de sujar vários copos e colheres de medida. Já vimos o lado positivo, né?


Como o processo de fermentação demanda uma medida específica diária até atingirmos o ponto de fermento, a balança ajudará muito no trabalho.


- Vidro ou pote com tampa. Nas fermentações, como ativamos uma bactéria, é bem importante usar um recipiente que esteja esterilizado. Por esse motivo, eu dou preferência a potes de vidros lavados com água quente. O vidro permite essa esterilização de forma mais completa (afinal, não queremos nenhuma bactéria indesejada crescendo no nosso fermento, além da principal né?).


Um pote que contenha uma tampa é importante. Mas atenção: não precisamos e não devemos lacrar o vidro, buscamos apenas uma tampa que proteja o fermento de sujeiras do ambiente. O fermento precisará de oxigênio para conseguir crescer.


Então aqui é simples: um pote com tampa, mas sem precisar lacrar a tampa.


- Palito de madeira ou hashi de sushi. Já li sobre o fato de metal alterar as bactérias da fermentação (se isso é completamente verdade, não sei). Por isso, sigo o que estudei de utilizar um palito de madeira para evitar qualquer alteração no processo.


O palito será útil para misturarmos os dois componentes que formarão o processo de fermentação. Todos os dias precisaremos desse utensílio. E para lavar, eu apenas utilizo água quente para esterilizar para o próximo dia.


O que fará a mágica do fermento.


Nada muito complicado e nem de difícil acesso. E não, não precisaremos de uma bactéria que dará início na química do fermento, como acontece com a fabricação de iogurte.


A mistura é tão fácil que chega a ser inacreditável.


Basta farinha e água. Ou mais específico: 50 gramas de farinha e 50 gramas de água.



Ok! E qual farinha? A farinha pode ser tanto a farinha de trigo branca, quanto a integral. E no processo pode ter alteração do tipo de farinha, mas é mais aconselhado que isso ocorra quando o fermento já estiver estabelecido.


Portanto, melhor optarmos por um tipo e, de preferência, uma mesma marca para não termos alterações.


Quanto a água, se for filtrada ainda melhor. Como falado acima, quanto menos chances de criarmos mais bactérias além da que buscamos, melhor!


Então agora já sabemos com o que começar a brincadeira!

Separa teus utensílios e amanhã nos vemos por aqui para o dia #1 do nosso processo de fermentação natural!


Até logo!!!


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page