top of page

Brócolis


Como comprar brócolis, como cozinhar brócolis, o brócolis é bom para que, benefícios brócolis


O QUE É BRÓCOLIS?


Brócolis é um vegetal que pertence à família das Brássicas. É chamado de vegetal crucífero, assim como couve-flor, repolho e couve. Os benefícios e propriedades deste vegetal são inúmeros, como veremos mais abaixo.


Curiosamente, o nome brócolis vem do italiano para "pequeno galho" ou "bracinhos", devido à semelhança com uma pequena árvore. As primeiras receitas com brócolis foram coletadas por escritores romanos há mais de 1.000 anos! Não é de agora que sabemos o quão delicioso e nutritivo esse humilde alimento é!


O caule, folhas e flores também são comestíveis. Assim, vamos agora saber como...



COMO COZINHAR BRÓCOLIS


Cozinhar brócolis é simples, mas um ponto muito importante: não cozinhe demais! Quando cozinhamos o brócolis por muito tempo, ele perde a coloração, nutrientes e principalmente o sabor (não queremos comer brócolis com sabor de nada, né?!).


Para preparar o brócolis é simples: separe com as mãos cada florete (arvorezinha) e lave em água corrente. Após isso, estes sãos os passos que podemos seguir:


  1. Experimente o brócolis cru ou levemente cozido no vapor, refogado, ou assado.

  2. Alimentos cozidos no vapor mantém uma cor mais vibrante e permanecem com seus nutrientes preservados. Para isso, use uma cesta de cozimento a vapor ou uma panela de cozimento a vapor que encaixe sobre uma segunda panela. Como esta panela, ou como este cesto. Coloque água na parte inferior e leve ao fogo. Coloque o utensilio de vapor sob a panela com água, tampe e cozinhe até o brócolis ficar macio.

  3. Para refogar brócolis, aqueça uma frigideira ou panela com um pouco de água ou azeite de oliva, acrescente os floretes de brócolis, temperos de sua preferência, e refogue em fogo médio - baixo.

  4. Além disso, assar brócolis é uma ótima maneira de criar sabor e crocância. Tempere com temperos frescos e leve ao forno até que fiquem levemente dourados e assados.

  5. O caule do brócolis também é comestível e muito saboroso! Corte a parte de baixo do caule, deixando apenas a parte mais macia e fresca para uso. Corte o talo em pedaços menores e refogue com os floretes e folhas do brócolis ou use em outras receitas, como na nossa "carne" de lentilha e talo de brócolis!




QUANDO O BRÓCOLIS ESTÁ NA ESTAÇÃO?


Podemos encontrar brócolis disponível o ano inteiro. Porém, ele é um alimento que cresce e pode ser colhido em temperaturas mais frias, do outono até o fim da primavera.



COMO GUARDAR O BRÓCOLIS?


Para manter os brócolis frescos pelo maior tempo possível, retire todas as embalagens assim que chegar em casa, embrulhe-os em um pano úmido ou papel toalha e leve à geladeira.


O brócolis estragará mais rapidamente se deixado na embalagem de plástico e isopor, como ele normalmente vem do supermercado. Porém, este vegetal gosta de uma umidade controlada, assim o papel toalha ou pano de prato manterão nosso alimento fresco e verde por mais tempo.



COMO SABER SE O BRÓCOLIS ESTÁ ESTRAGADO?


Esqueceu o brócolis no fundo da geladeira e agora ele está com uma cara de derrotado? Tudo bem, acontece com todos! Apesar de ser um alimento que é resistente e duradouro quando na geladeira, o brócolis dá sinais claros quando ele não está mais apto para consumo, tais como:


  • Coloração amarelada;

  • Fungos e bolor nos floretes;

  • Manchas pretas no caule;

  • Textura mole e sem crocância.



QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BRÓCOLIS PARA SAÚDE?


O brócolis é um alimento crucífero assim como repolho, couve, couve-flor, couve de bruxelas, rúcula. Estes alimentos são conhecidos pelas suas capacidade antioxidantes e de defesa do nosso organismo a diversos problemas e doenças, incluindo o câncer.


O brócolis é uma fonte brilhante de vitamina C, necessária para muitas coisas, inclusive para manter nosso sistema imunológico em ótimas condições para nos ajudar a combater doenças. Também é uma boa fonte de vitamina K e ácido fólico.


É um alimento muito consumido 9quero dizer, diariamente!) pelas populações que mais vivem no mundo - assim, lembre do brócolis como um aliado para a longevidade!




receita de carne de lentilha com talo de brócolis


RECEITA RECOMENDADA









os melhores alimentos para o inverno e para a imunidade, como o brócolis


LEITURA RECOMENDADA




Posts Relacionados

Ver tudo
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page