top of page

Como Cultivar Ervas em Casa - Tenha Sempre Ingredientes Frescos!

Plantar um jardim de ervas em casa é uma maneira deliciosa de adicionar um toque de frescor e sabor às suas refeições diárias. Imagine colher folhas de manjericão perfumado diretamente da sua própria horta ou enfeitar seus pratos com raminhos de hortelã fresca!


Com este guia de jardinagem, você aprenderá como cultivar ervas culinárias dentro de casa, transformando sua cozinha em um verdadeiro jardim.


Descubra dicas práticas, escolha as melhores ervas para o seu espaço e aproveite o prazer de colher suas próprias plantas. Preparado para mergulhar neste mundo de sabores frescos e aromas irresistíveis? Então vamos começar!



Enfeitar a massa com um raminho de alecrim ou adicionar folhas inteiras de manjericão a uma salada de tomate pode elevar instantaneamente sua comida caseira.

Enfeitar a massa com um raminho de alecrim ou adicionar folhas inteiras de manjericão a uma salada de tomate pode elevar instantaneamente sua comida caseira. Em vez de comprar ervas embaladas no mercado, aprenda a cultivar ervas dentro de casa ou em sua horta (ambos são mais fáceis do que você imagina).



Como cultivar ervas culinárias em casa


Uma das chaves para o crescimento bem-sucedido das ervas é a abundância de luz solar, pois as ervas exigem sol pleno e muita água para florescer.


Ervas culinárias podem ser plantadas em um espaço de jardim interno ou externo, ou em uma caixa de plantador em um peitoril de janela ensolarado.


Você pode optar por sementes de plantas, que passarão por um processo de germinação mais longo, ou replantar ervas que já começaram a crescer.


Ao replantar, é importante perguntar sobre o solo adequado para plantar a erva, pois diferentes ervas preferem diferentes formas de solo.



Como Cultivar Ervas em Casa - Tenha Sempre Ingredientes Frescos!



Como criar um jardim de ervas dentro da cozinha em 4 etapas



  1. Decida o que você quer ter no seu jardim interno. Se você raramente usa algo como coentro ou folhas de louro em sua cozinha, não se preocupe em cultivar seu próprio suprimento. Considere com quais ervas você cozinha com mais frequência e plante-as a partir daí. Se esta é sua primeira tentativa de cultivo em casa, você pode querer usar plantas iniciais (cultivar plantas a partir de sementes pode ser mais econômico, mas também requer um dedo especialmente verde). As ervas que veremos a seguir se dão bem em ambientes fechados e fornecem colheitas abundantes para uma única estação de crescimento (anuais), duas estações de crescimento (bienais) ou até décadas de estações de crescimento (perenes). Mas antes de vermos as plantas, precisamos deste próximo passo:

  2. Escolha seus potes. Escolha o material do pote (argila, plástico, metal ou madeira) e escolha o tamanho do vaso com base no local onde o jardim ficará. Vasos menores funcionam bem para locais menores e para plantar uma planta por vaso. Lembre que elas precisam de espaço para criarem mais galhos! Se no seu vaso cabem mais plantas, você vai querer dar pelo menos 20 centímetros de espaço para cada planta para evitar superlotação.

  3. Compre terra. Certifique-se de comprar terra para vasos, não terra de jardim – a primeira permite a drenagem da água, enquanto a segunda não.

  4. Cuide e colha. Cultivar um jardim de ervas em vasos requer pouca atenção, e ainda nos recompensa de inúmeras maneiras! Esteja ciente de quanta luz suas plantas estão recebendo e colha-as com frequência para incentivar o crescimento contínuo. Pergunte aos especialistas do seu centro de jardinagem se as plantas que você planeja cultivar têm necessidades especiais de solo, luz ou nutrientes.



O que plantar no seu jardim interno: 6 ervas culinárias populares



  1. Hortelã: Conhecida por seu grande crescimento, a hortelã se dá melhor em seu próprio recipiente. A planta cresce bem na sombra, mas crescerá com mais força na presença de luz solar.

  2. Manjericão: O manjericão prospera no calor e na luz, então mantenha-o em uma janela especialmente ensolarada. Quando bem cuidado, o manjericão se manterá e crescerá por várias semanas.

  3. Tomilho: Plante o tomilho em uma mistura de solo de drenagem rápida e coloque-o em um parapeito quente e ensolarado. Mesmo que a erva prefira menos umidade, você ainda precisará manter a superfície do solo hidratada para evitar que murche.

  4. Alecrim: Se as condições forem adequadas, o alecrim cresce o ano todo: temperaturas quentes não o impedem no verão e prosperará em temperaturas mais frias de inverno, desde que haja acesso a uma fonte de luz forte.

  5. Salsinha: A salsa cresce tanto em pleno sol quanto em sombra parcial, mas em climas mais quentes, fica melhor quando sombreada nas horas quentes da tarde. Certifique-se de plantá-la em um vaso fundo – ela pode atingir até 60 centímetros de altura.

  6. Sálvia: A sálvia cresce em quase qualquer lugar, mas suas folhas serão mais saborosas se expostas a muito sol. É melhor envasado em solo bem drenado.




O que plantar no seu jardim interno: 6 ervas culinárias populares


Parabéns, você está pronto para começar seu emocionante jardim de ervas! Colocar suas mãos na terra e cuidar das plantinhas é uma experiência recompensadora e saborosa.


Agora é a hora de deixar a criatividade fluir na cozinha! Experimente combinações incríveis de temperos frescos e crie pratos únicos que encantarão o paladar de todos.




Agora é com Você!


Não se esqueça de nos contar como foi sua jornada no mundo das ervas culinárias! Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo e inspire outros amantes da culinária a embarcar nessa aventura verde.


Além disso, confira nosso blog para mais receitas deliciosas que irão realçar ainda mais o sabor das suas criações. Agora, mãos à obra e bom apetite!

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page