top of page

13 ervas culinárias mais comuns e como cozinhar com elas

Imagine você saboreando um prato delicioso, onde o aroma de ervas frescas preenche a cozinha e as cores vibrantes enfeitam o seu prato.


As ervas culinárias têm o poder de transformar refeições comuns em verdadeiras obras-primas gastronômicas. Podemos nos transformar em Master Chefs com elas :)


Desde o manjericão fresco em um molho de tomate até o alecrim perfumando em batatas assadas, essas ervas oferecem uma explosão de sabores e aromas que elevam qualquer receita a um novo patamar.



Além disso, as ervas também possuem benefícios medicinais, combatendo inflamações e vírus, e cuidando da saúde da pele.


Vamos descobrir as variedades de ervas, aprender a utilizá-las e experimentar combinações.

Esteja pronto para despertar seu paladar e surpreender seus convidados com pratos cheios de sabor e aroma.


Então, embarque nesta jornada culinária repleta de dicas, curiosidades e receitas que irão transformar suas refeições em experiências verdadeiramente memoráveis. Pegue comigo o seu avental e mergulhe no maravilhoso mundo das ervas culinárias!



O que são ervas culinárias?


As ervas culinárias são plantas aromáticas comestíveis usadas em pequenas quantidades para dar sabor aos pratos. A maioria das ervas é usada tanto para uso culinário quanto medicinal e vem de plantas que podem ser usadas por suas folhas, como ervas, e também por suas sementes, como especiarias.


Chefs e cozinheiros usam ervas frescas e secas para fazer pratos doces e salgados, desde molhos ricos a saladas leves e assados com ervas. Além de seus usos culinários, as ervas medicinais e seus valiosos óleos essenciais têm sido utilizados por seus benefícios à saúde desde a Idade Média, variando de benefícios anti-inflamatórios e antivirais a poderes tópicos de limpeza da pele.


Qual é a diferença entre usar ervas frescas e secas?


As ervas frescas são geralmente preferidas às ervas secas para fins culinários, embora haja vantagens em usar ervas secas. Enquanto as ervas frescas têm uma vida útil muito mais curta, as ervas secas podem manter seu sabor por até seis meses quando armazenadas em um recipiente hermético em um local escuro à temperatura ambiente.


Enquanto as ervas secas são normalmente usadas durante todo o processo de cozimento, como o calor prolongado e a exposição à umidade podem extrair os sabores das ervas, as ervas frescas são mais comumente adicionadas no final do processo de cozimento ou como guarnição no final do cozimento.


As ervas secas contêm uma quantidade mais concentrada de sabor do que as ervas frescas e, portanto, são usadas em quantidades menores do que as ervas frescas.


Via de regra, cada colher de ervas frescas pedidas em uma receita pode ser trocada por 1 colher de chá de ervas secas e vice-versa.



Como limpar ervas frescas


Para limpar ervas frescas, mergulhe-as em um banho de água fria e mexa-as suavemente na água para remover qualquer sujeira ou detritos. Sacuda o excesso de água e seque cuidadosamente as ervas com papel toalha.


Ervas mais delicadas, como salsa, coentro e cebolinha, devem ser manuseadas com cuidado, em comparação com ervas resistentes, como raminhos de alecrim e tomilho.



Como armazenar ervas frescas


Ervas frescas podem ser armazenadas através de dois métodos: em um saco plástico ou em uma jarra cheia de água.


As ervas com folhas, como manjericão, salsinha, cebolinha, podem ser armazenadas na vertical em uma jarra de água, com as folhas saindo do topo da jarra. Todas as ervas também podem ser armazenadas entre uma toalha de papel úmida em um saco plástico hermético na geladeira.




13 ervas comuns e como usá-las


Manjericão

manjericao e seus beneficios e usos na cozinha

Este membro da família da menta tem folhas pontiagudas brilhantes, verdes profundas e um sabor doce e salgado com notas de anis, hortelã e pimenta. As variedades incluem manjericão doce, manjericão tailandês, manjericão de limão e manjericão sagrado. O manjericão é usado na forma fresca e seca para dar sabor a pratos, como em molhos italianos.


Esta erva também é um dos principais ingredientes do pesto, um molho feito com manjericão fresco, pinhões ou outras sementes, alho, pimenta preta e azeite.



Hortelã

hortelã e seus beneficios e usos na cozinha

Esta planta tem um sabor sutilmente doce e libera uma sensação refrescante devido ao mentol na erva. Usada para uma variedade de fins culinários e medicinais, a hortelã tem folhas verdes e brilhantes que são comumente usadas em bebidas como chá de menta, bem como pratos como refogados tailandeses ou em saladas. Enquanto a hortelã seca é usada na fabricação de chá, a hortelã fresca é a forma culinária preferida da erva.



Salsa

salsa e seus beneficios e usos na cozinha

A salsa é uma das ervas mais usadas no mundo, com um sabor levemente amargo que enfatiza outros sabores. Mais comumente adicionada no final do cozimento como guarnição, a salsa tem algumas variedades comuns, incluindo salsa de folha plana (também conhecida como salsa italiana), salsa encaracolada e salsa japonesa (também conhecida como salsa chinesa).


A salsa é comumente usada para fazer molho chimichurri e pratos mediterrâneos leves, como tabule. No nosso dia a dia, dá um novo sabor a saladas, molhos de tomate ou mesmo para colocar em cima das refeições no prato - riquíssima em nutrientes!



Coentro

coentro e seus beneficios e usos na cozinha

O coentro é uma erva azeda e cítrica com folhas delicadas e verdes brilhantes mais comumente usadas frescas e adicionadas no final do cozimento. Um membro da família da salsa (por isso tão parecido), esta erva saborosa é usada com frequência na culinária mexicana e do Oriente Médio, bem como em pratos picantes tailandeses, chineses e vietnamitas.


As sementes da planta de coentro também são usadas para fazer um tempero comum. Apesar de muito saudável, o coentro passa pelo caso "ame ou odeie", pois o sabor é muito típico e, assim, amado por muitos e abominado por outros.



Orégano

orégano e seus beneficios e usos na cozinha

Com um nome que significa “alegria da montanha” em grego, o orégano é uma erva perfumada da família da menta com sabor adocicado e levemente apimentado. Esta erva terrosa é comumente usada em sua forma seca durante a culinária em pratos como molho de tomate e é um alimento básico na culinária turca, italiana, grega e mexicana.



Tomilho

tomilho e seus beneficios e usos na cozinha

Reconhecível por suas pequenas folhas e aroma pungente, o tomilho é uma erva popular entre cozinheiros e jardineiros. O tomilho fresco é uma erva resistente que resiste bem ao calor e pode ser usada durante todo o processo de cozimento. Com três variedades comuns (tomilho francês, tomilho inglês e tomilho alemão), esta erva é frequentemente adicionada a pratos saudáveis como assados de legumes, pois pode se destacar dos demais sabores.



Folha de louro

Louro e seus beneficios e usos na cozinha

Embora esta erva mediterrânea seja nativa da Ásia, tem sido mais comumente associada às antigas culturas européias da Grécia e da Itália. Uma erva aromática pungente com um sabor ligeiramente amargo, as folhas de louro são normalmente usadas na forma seca e inteira e mergulhadas em ensopados, sopas e molhos durante todo o processo de cozimento para infundir um sabor profundamente herbáceo.


Um ingrediente tradicional do bouquet garni francês, as folhas de louro também são usadas na culinária indiana e asiática, além do nosso feijão - marca registrada do Brasil.



Alecrim

alecrim e seus beneficios e usos na cozinha

Com um nome latino que significa “orvalho do mar”, o alecrim tem sido valorizado por seus ramos inteiros robustos e aromáticos e óleo de alecrim por séculos. Conhecido por suas folhas em forma de agulha, caules lenhosos e aroma herbáceo, o alecrim fresco é usado em pratos que variam de vegetais assados de outono e saborosos bolos. As hastes de alecrim e as folhas de alecrim são usadas para dar sabor a uma grande variedade de receitas. Nada como uma boa batata assada com alecrim!


Sálvia

salvia e seus beneficios e usos na cozinha

Esta erva é conhecida por suas folhas felpudas, cinza-esverdeadas e sabor terroso, doce e salgado, com uma mordida apimentada. As folhas frescas de sálvia são comumente usadas para fazer chá de ervas chinês. A sálvia comum é usada em formas frescas e secas e combina bem com vegetais saudáveis de outono e receitas quentes e reconfortantes.



Endro

endro e seus beneficios e usos na cozinha

Conhecido por seu sabor de grama, cor verde brilhante e hastes finas, o endro é comumente usado em misturas de molhos, e saladas cremosas, como salada de batata. O endro fresco combina particularmente bem com ingredientes ricos e cremosos. Além da erva daninha de endro, as sementes e flores da planta de endro também são comestíveis.



Manjerona

manjerona e seus beneficios e usos na cozinha

Um primo próximo do orégano, a manjerona tem uma aparência semelhante, com folhas gramíneas e levemente limonadas que são um ótimo complemento a molhos e assados de vegetais. As pequenas folhas de manjerona são melhor usadas frescas e podem ser adicionadas no meio do cozimento para infundir sopas, molhos e outros pratos cozidos com sabor herbáceo.



Lavanda

lavanda e seus beneficios e usos na cozinha

Este membro floral da família da menta pode ser mais conhecido por sua fragrância, comumente usada em perfumaria e óleos essenciais, mas está voltando na culinária em pratos como geléia de lavanda, batatas assadas com lavanda, e até sorvete de lavanda e chás.





Cebolinha

cebolinha e seus beneficios e usos na cozinha

Uma erva comumente usada na culinária asiática, este membro da família allium tem um sabor sutilmente de cebola com notas de alho. Reconhecível por suas folhas finas semelhantes a grama e cor verde vibrante, a cebolinha é a guarnição perfeita.






É hora de levar seu paladar para uma viagem inesquecível através das maravilhas das ervas culinárias. Com suas propriedades aromáticas e sabores intensos, elas têm o poder de transformar pratos simples em criações culinárias excepcionais.


Agora que você está equipado com conhecimentos sobre as variedades de ervas é hora de colocar suas habilidades à prova na cozinha.



Agora é com Você!


Compartilhe suas experiências conosco.


Queremos ouvir suas histórias culinárias, saber como as ervas tornaram seus pratos mais saborosos e como você personalizou as receitas para atender ao seu paladar único. Juntos, podemos explorar novos horizontes gastronômicos e inspirar uns aos outros a abraçar a magia das ervas culinárias.


Então, não hesite em comentar, compartilhar suas dicas e sugestões, e interagir com nossa comunidade apaixonada por culinária. Juntos, vamos transformar a arte de cozinhar em uma experiência colaborativa e repleta de sabor!!


Pegue suas ervas favoritas e vamos começar essa jornada deliciosa juntos!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page