top of page

7 Remédios Naturais Contra Sinusite

Acabei de sair de uma gripe daquelas. Essas que chegam do nada e até tentam nos derrubar. Começa pela garganta que fecha. Passa pelo corpo, que sente o cansaço. Termina na cabeça, com uma inflamação pesada.


Típico ciclo de uma sinusite.


Estamos em uma troca de estação e muitas vezes não damos atenção ao corpo. E uma das maneiras dele pedir por um carinho é esta… Parece doloroso, mas podemos ressignificar e ouvir o que nosso corpo tem pra falar.


E, olha… nesses últimos dois dias meu corpo falou e muito!


Quero compartilhar o que fazer nesses momentos para que a recuperação do corpo e da mente seja a mais breve e completa possível!


gengibre e cúrcuma são dois alimentos fitoterápicos contra gripes e sinusite



Conheça os 7 remédios naturais contra sinusite


Vapor


Uma das técnicas mais antigas para auxiliar com a dor de uma sinusite e dor de cabeça era deixar o vapor da água penetrar pelo nariz e aquecer também a cabeça.


Apesar de ser uma técnica talvez esquecida, ela continua muito eficaz! A sinusite nada mais é que inflamações que se concentram na região do nariz e da testa, entre os nossos olhos.


Como aplicar:

- Escolha uma vasilha pequena, de preferência de cerâmica (evite plásticos, pois colocaremos água mais quente).

- Aqueça a água, porém não ferva! A água precisa estar em uma temperatura que seja adequada para bebermos como um chá. Não queremos queimar nossa face!

- Escolha um chá: camomila, melissa, hortelã são algumas opções. (Eu usei camomila pois acalma e tem um aroma bem ameno).

- Coloque o rosto sobre a vasilha e inspire algumas vezes o vapor. Lembre que a temperatura da água precisa estar confortável para ficar com o rosto em cima.

- Caso prefira, coloque uma toalha sobre a cabeça e aproveite este momento para meditar e pensar em coisas boas!



Após, não deixe a sua cabeça esfriar ou ter contato com vento ou ar frio! Lembre, o vapor quente ajudará a soltar a inflamação aos poucos, além de aliviar a dor.



Hidratação


Sei que pode parecer muito difícil beber água quando estamos nos sentindo indispostos. Mas muitas vezes, o que causa este acúmulo de mucosa na nossa face é a falta de hidratação!


Queremos que essa inflamação flua e vá embora do nosso corpo, e um dos fatores que ajuda muito esse processo acontecer de forma natural é beber muito líquido.


Prefira água ou chás. Porém, se um suco natural nos primeiros dias da indisposição for o que mais agradar, tudo bem.


Além de beber líquido, podemos nos hidratar de uma segunda forma, que veremos no próximo ponto.



Alimentos leves e com alta concentração de água


Nosso corpo sabe se curar e pede por esta cura. Só precisamos dar mais atenção a ele. E uma maneira que percebemos a sabedoria do nosso corpo é quando perdemos o apetite.


Sei que pode parecer estranho, porém as inflamações também são causadas pelo que escolhemos comer. Muitos alimentos causam inflamações e quando estamos doentes, justamente estes alimentos causadores são os que não temos vontade de comer, já percebeu?


Parece, na verdade, que nosso corpo grita por alimentos frescos, com vida! Mais frutas, mais ensopados. Mais arroz e feijão, uma batatinha cozida.


A mais simples das sopas é a que mais nos agrada! Assim, duas coisas a considerarmos: não coma sem vontade e se estiver com ânsia - dê tempo ao corpo. Quando estiver com fome, ouça que tipo de alimento o corpo está pedindo e foque em alimentos nutritivos.



Farmácia natural: alho e cebola


Provavelmente alho e cebola já estão sentados na tua cozinha e tu já use os dois nas tuas refeições.


Porém, especialmente nestes dias, eles se fazem ainda mais importantes! Alho e cebola não só aumentam nossa imunidade, como também combatem infecções.


Iniciar uma boa sopa de legumes com alho e cebola picadinhos é a receita mágica e simples, e que ainda vão te ajudar a sair desse momento mais cedo!



Tomilho, cúrcuma, gengibre e mel


Continuando na nossa farmácia natural, temos ao nosso dispor mais ingredientes naturais que potencializam os efeitos curativos do nosso corpo.

  • Cúrcuma - muito falamos sobre esta raiz e sobre como é ideal consumirmos este tempero, seja no formato em pó ou fresco. Ela é um potente anti-inflamatório, e como a sinusite é um processo de inflamação já conseguimos identificar aqui o principal motivo de termos a cúrcuma em casa e dentro do nosso corpo! Aqui temos um vídeo falando apenas sobre o assunto. Eu sei que o sabor da cúrcuma pode não ser o mais agradável, principalmente em dias em que nosso paladar está alterado devido ao resfriado, por isso continue lendo pois vou compartilhar uma forma mais saborosa de colocar a cúrcuma em ação.


  • Gengibre - primo da cúrcuma, por assim dizer, o gengibre fresco ou em pó é também um aliado no combate de -ites. O gengibre atua na nossa imunidade, porém ele auxilia no combate a dores. Assim, consumir gengibre durante a recuperação também fará com que uso de medicamentos para dor não sejam necessários! Neste conteúdo temos mais informações sobre a ação do gengibre na nossa saúde.


  • Mel - por muito tempo deixei de consumir mel, e felizmente retornei com o consumo dele - de forma pontual! O mel possui propriedades capazes de combates inflamações, principalmente causadas por bactérias, como acontece com muitos casos de sinusite. Além de tudo, ele pode ser um bom veículo para o consumo do gengibre e da cúrcuma. Basta 1/2 colher de chá de mel com uma pitadinha de cúrcuma em pó e outra de gengibre em pó.


  • Tomilho - este tempero muitas vezes usado em receitas é também um ótimo fitoterápico. Possui ações antibacterianas e é tradicionalmente usado para combater inflamações causadores de sinusite, tosse, além de expulsar o muco. Podemos continuar utilizando-o em ensopados ou receitas, colocando um pouco no cozimento do arroz ou misturando o tomilho no preparo de um chá.


Chá verde e vitamina C


Vamos começar pela mais conhecida, a vitamina C. Por mais que muitos falem que quando estamos gripados não adianta ingerir vitamina C (o que eu não concordo!), também neste momento nosso corpo precisa de um up!


E aqui entra a vitamina C, para nos dar essa energia e leveza que nosso corpo anseia nestes dias de introspecção. Como falamos antes, quando sentimos fome durante crises de sinusite, nosso corpo pede por alimentos saudáveis. E ter boas fontes de vitamina C em casa é o melhor investimento que podemos fazer!


Assim, pense em frutas cítricas, como limão, laranja, abacaxi; pimentão, frutas silvestres. Muita cor e antioxidantes! Já percebeu que as frutas cítricas também aliviam sinais de náusea? É nosso corpo mostrando o que precisamos, só ouvirmos!


Outra fonte rica em antioxidantes e que combate as inflamações da sinusite é o chá verde. Não só consumir este chá diariamente, mas também principalmente nestes dias! Aqui falamos mais sobre o chá verde e seus inúmeros benefícios (não só contra a sinusite!)


Descanso


E por último mais não menos importante, o bom e velho descanso.


Sei que hoje em dia esta palavra pode ferir os sentimentos de muitos, principalmente os que dizem “eu não tenho tempo pra isso”. Mas sabe o que eu aprendi?


Tem vezes que não é uma questão de querer ou ter. É a necessidade de fazer.

Sabe aquela velha frase que diz:


”Quem não tem tempo para cuidar da saúde, vai precisar ter tempo para cuidar da doença”


Pois bem, pense nisso. Muitas vezes, lutamos contra o descanso, entupimos o corpo com remédios pra isso ou aquilo, negligenciamos o que nosso próprio corpo tenta nos dizer. E a única coisa que ganhamos com isso é manter nosso corpo doente por muito mais tempo.



Alho é um ótimo alimento para combater sinusite e outras inflamações

Assim, concluo os 7 remédios naturais contra a sinusite compartilhando contigo o que aprendi de mais importante:


Percebeu que teu corpo precisa de atenção? Dê descanso para ele. O descanso nesses primeiros momentos é o que vai garantir que esses resfriado ou sinusite possam ir embora o mais rápido possível!


Caso contrário, ficaremos não só 2 dias em recuperação, mas sim semanas. Justamente por não curarmos por completo.



Agora quero saber de ti!


Quais destes 7 remédios tu já coloca em prática? Além deles, tem algum outro que tu costuma utilizar?


Escreve aqui abaixo nos comentários, ficaremos felizes em ouvir de ti!


Enquanto isso, separamos algumas receitas que vão elevar tua imunidade!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page