top of page

Os Melhores Alimentos para o Bom Humor!

Sabia que o teu bom humor, alegria em viver a vida, e até a forma como tu faz tuas atividades tem uma ligação muito grande com o que tu coloca pra dentro do corpo em forma de alimento?


E que tem alimentos que te colocam em depressão e ansiedade, e outros que te ajudam a sair desses estados?



os melhores alimentos para o bom humor e combater ansiedade

Tópicos do Artigo:


 

Acontece que normalmente temos a ideia de que para mantermos o bom humor, precisamos estar com tudo o que é externo fluindo, indo muito bem!


Vou te explicar melhor: achamos que são os acontecimentos que não controlamos que afetam nosso humor: trânsito intenso, colega que é inoportuno, vizinho que faz muito barulho, o trabalho que está com sobrecarga.


Claro, todos esses fatores contribuem muito com nosso bem-estar. Porém, o que colocamos para dentro do nosso corpo em forma de alimento tem um peso imensurável!


Como mostra este estudo, existe uma correlação entre nosso estado de humor e as escolhas alimentares - independente do momento da vida e idade! Ele foi conduzido com grupos diferentes, dentre eles universitários e pais de crianças com idade entre 30 e 45 anos.


E de fato, o humor positivo leva a melhores escolhas alimentares pois tendemos a ter nossa consciência mais no futuro. Pensamos mais na nossa saúde, no nosso propósito de vida, e com isso escolhemos alimentos mais saudáveis.


Porém, quando o humor está mais negativo, quando estamos mais estressados, a tendência é optarmos por aqueles alimentos indulgentes (ricos em gordura e açúcar).



Quer receber todas as novas receitas direto no seu email? Cadastre seu melhor email aqui abaixo e enviaremos conteúdos exclusivos para você!





Comer frutas e verduras melhora nosso humor e diminui a ansiedade


Em uma pesquisa com 405 adultos, a seguinte conclusão foi citada; "Há evidências crescentes de que uma alimentação rica em frutas e vegetais está relacionada a maior felicidade, satisfação com a vida e afeto positivo."


E se comer uma alimentação Plant-Based ainda auxiliasse a reduzir a depressão em 27%? Este é o resultado de um estudo conduzido com pacientes em estado depressivo que participaram da análise consumindo maiores quantidades de frutas e vegetais por dia.




melhores alimentos para curar depressão e ansiedade


O que comer para sair da ansiedade e depressão


De acordo com um estudo conduzido com pessoas acima dos 60 anos, alguns pontos são cruciais quando pensamos em alimentos que causam ansiedade e quais que diminuem sintomas de depressão.


Alguns destes alimentos são:


Alimentos que diminuem sintomas de depressão e ansiedade:

  1. Alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas (morango, mirtilo, amora), folhas verde escuras (couve, espinafre, rúcula). Alimentos vegetais com cores vibrantes.

  2. Alimentos ricos em vitamina C, beta caroteno, folato e fibras. Como frutas cítricas, cenoura, abóbora, demais frutas e legumes que são fontes naturais de fibras.

  3. Alimentos ricos em magnésio, como as folhas verdes citadas acima.

  4. Alimentos vegetais fontes de ômega 3, como as sementes de chia, linhaça, nozes.


Alimentos que aumentam sintomas de depressão e ansiedade:


  1. Alimentos processados e ultra processados, como salsichas, doces refinados, alimentos com corantes.

  2. Alimentos ricos em gordura saturada, como alimentos de origem animal (carnes, laticínios) e demais óleos.

  3. Alimentos refinados e açucarados.


Alimentos para consumir todas as semanas


  • Omega-3: são gorduras essenciais que desempenham um papel crucial na função cerebral e na regulação do humor. Fontes vegetais de ômega-3 incluem sementes de chia, sementes de linhaça, e nozes.


  • Vitaminas B: vitaminas B, são importantes para a função cerebral e regulação do humor. Muitos alimentos de origem vegetal (Plant-Based) são boas fontes desses nutrientes, incluindo folhas verdes, feijões e cereais fortificados.


  • Magnésio: O magnésio é um mineral importante para o funcionamento do cérebro. Fontes vegetais de magnésio incluem folhas verdes, nozes, sementes e grãos integrais.


  • Antioxidantes: Os antioxidantes são compostos que protegem as células dos danos causados por moléculas nocivas chamadas radicais livres. Muitos alimentos à base de plantas são ricos em antioxidantes, incluindo frutas vermelhas, folhas verdes escuras e feijões.


  • Alimentos com fibra, que é um tipo de carboidrato que não pode ser digerido pelo corpo humano. Em vez disso, a fibra viaja para o cólon, onde fornece uma fonte de alimento para bactérias intestinais benéficas. Essas bactérias fermentam a fibra, produzindo compostos que ajudam a reduzir a inflamação e favorecem uma digestão saudável.


  • Alimentos Plant-Based (à base de vegetais) também são ricos em fitonutrientes. Fitonutrientes são compostos bioativos encontrados em plantas que demonstraram ter inúmeros benefícios à saúde, incluindo efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.


  • Alimentos Plant-Based são uma rica fonte de carboidratos complexos, importantes para fornecer ao corpo energia sustentada ao longo do dia. Os carboidratos complexos são compostos de longas cadeias de moléculas de açúcar, que demoram mais para serem digeridas do que os carboidratos simples, como açúcares refinados e alimentos processados. Isso significa que eles fornecem uma liberação lenta e constante de energia, em vez da explosão rápida de energia seguida de uma queda que pode ser associada a carboidratos simples.



tofu ótima fonte de triptofano
Tofu, uma ótima fonte de triptofano.

  • Alimentos de origem vegetal são naturalmente ricos em triptofano, um aminoácido que é convertido em serotonina no cérebro, o que pode ajudar a promover um sono reparador. O triptofano é encontrado em grandes quantidades em muitos alimentos à base de plantas, como produtos de soja, legumes, nozes, sementes e grãos integrais. Quando consumido como parte de uma alimentação saudável, o triptofano pode ser convertido em serotonina no cérebro, um neurotransmissor essencial para regular o humor e o sono.


Agora é com você!


Quais alimentos ricos em antioxidantes já fazem parte da sua alimentação? Este conteúdo ajudou a entender mais sobre a importância dos antioxidantes e sobre como contribuir na nossa saúde através da nossa alimentação?


Compartilhe conosco aqui abaixo na seção de comentários! E aproveite e compartilhe este artigo com um amigo ou familiar que também precisa destas informações! Vamos fazer a roda do conhecimento girar sempre mais!





Faça Parte do nosso Blog e receba conteúdos exclusivos!



Referências Citadas



Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page