top of page

Quais ingredientes evitar em cosméticos

A consciência em torno dos produtos que usamos na nossa pele tem aumentado a disponibilidade de novos cosméticos no mercado. Mas será que todos eles seguem as recomendações de Clean Beauty?



No post anterior sobre o que é Clean Beauty e quais as diferenças entre cosméticos naturais, orgânicos, green e clean, citamos também a importância de lermos a lista de ingredientes e atentarmos para alguns produtos que podem estar presentes, mesmo quando uma marca tem selo de natural. Mas quais ingredientes sãos estes?



Ingredientes que devem ser evitados


Parabenos - são preservativos que são utilizados para prolongar a vida dos cosméticos e outros produtos, porém estudos confirmam que esses podem causar irritação e alergias na pele, e também pode afetar nosso sistema endócrino, causando distúrbios de tireoide, obesidade, e até mesmo câncer.


Fragrâncias - fragrâncias sintéticas estão correlacionados com dores de cabeça e enxaquecas. Esse termo também é usado em alguns produtos para esconder ingredientes tóxicos.

Formaldeído - é conhecido como um cancerígeno, podendo causar efeitos colaterais como dor de garganta, sangramento nasal, coceira nos olhos, alergia na pele, e inibição do sistema imunológico.


Ftalatos - são utilizados como plastificantes e solventes, estando presente em vários produtos. Estão ligados a desregulação hormonal aumentando os riscos de câncer de mama.


Lauril sulfato de sódio (SLS) - responsável por produzir espuma e retirar oleosidade, são encontrados em mais de 90% dos produtos de beleza e limpeza, porém são causadores de irritação nos olhos e na pele, e quando combinados com outros produtos químicos podem levar a danos respiratórios.



Achou interessante e quer começar a fazer essa transição para o Clean Beauty?


Comece pelos produtos que você usa diariamente e que ficam mais tempo em contato com sua pele (por exemplo, protetor solar ou hidratante). E vá fazendo essas mudanças aos poucos, sempre lembrando de checar a lista de ingredientes.


Dê preferência para os produtos que não tenham fragrâncias e para os que são produzidos por produtores locais (por normalmente não utilizarem nenhum ingrediente tóxico). Procure marcas que você goste ou então se aventure fazendo os seus próprios produtinhos de beleza na sua casa - existem diversas receitas caseiras super fáceis de fazer e que utilizam ingredientes que você pode encontrar na sua cozinha!


E os benefícios desse conceito são diversos:


Diminui o risco de irritação e sensibilidade na pele

Diminui o risco de câncer

Diminui o risco de disfunção hormonal

Melhora a sua imunidade

Melhora sua saúde em geral e bem-estar

Ajuda o meio ambiente

Nutre a sua pele e seu corpo


Esse movimento veio para ficar, fazendo com que tenhamos um planeta melhor, mais consciente e com mais saúde. Por isso é muito importante nos inteirar e fazer a nossa parte com escolhas mais inteligentes!


Autora


G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page