top of page

O Poder Oculto da Respiração

Com o passar do dia, pensamos em inúmeras questões ligadas à saúde: seja alimentação, exercício físico ou sono. Mas com qual frequência cuidamos da nossa respiração? Tendemos a ter uma respiração superficial e curta. Algumas vezes, nem lembramos que estamos respirando!



A respiração é um controle involuntário do cérebro, ou seja, acontece sem que tenhamos nossa consciência no movimento. Assim como nossa circulação do sangue ou a nossa regeneração celular. Nervos no cérebro passam um comando aos músculos envolvidos na respiração fazendo com que nosso corpo respire, em média, de 12 a 15 vezes por minuto. Se a respiração para, nós morremos.

Nosso cérebro responde a diferentes circunstâncias, seja aumentando ou diminuindo a respiração através das partes simpática e parasimpática do nosso sistema nervoso. Mas nós podemos contribuir com nosso corpo, prestando atenção na nossa respiração e dando pausas durante o dia para fazer exercícios de respiração, que é o que veremos a seguir.


Pouca oxigenação e efeitos no corpo.


Quando passamos por desordem na respiração, muitos músculos são envolvidos: do pescoço, costas, ombros - todos trabalham duro para conseguir levar ar o suficiente para os pulmões. Esta falta de oxigênio nos causa cansaço, o que é mais intensificado com o trabalho em dobro dos músculos. Quando nosso corpo utiliza respirações curtas e rápidas, aumentamos nosso estresse e nosso cansaço.


A respiração é desintoxicante para nosso corpo, mente e espírito. O CO2 produzido pelo corpo é um resíduo formador de ácido que precisa ser eliminado. Através da respiração, dilatamos nossas veias e ativamos nosso sistema linfático, aumentando a circulação sanguínea e linfática.


Quando inspiramos, pegamos novas energias, somos inspirados pela nossa inspiração.

Quando expiramos, deixamos ir o que já é preciso sair.



Como contribuir com nossos pulmões.

  • Exercícios de respiração auxiliam na consciência do movimento, nos dando a certeza que estamos dando novo oxigênio para nossos órgãos. Um simples exercício é sentarmos ou deitarmos com nossas mãos abaixo do umbigo. A cada inspiro, fazer com que nossas mãos subam. A cada expiro, desçam. Assim, trabalharemos a parte inferior dos pulmões (que não é muito exercitada durante o dia, com respirações superficiais).

  • Respirar durante os exercícios, desde yoga, dança, musculação ou pilates, por exemplo. Além de melhorar a performance nos movimentos, auxilia também na nossa regeneração muscular após os treinos.

  • Cante! Não necessariamente em uma banda ou coral, mas cante com a sua música favorita, controlando a necessidade de ar conforme os tons musicais. Além de tudo mais, ainda elevará sua energia e humor!

  • Procure a natureza! Lá encontramos o melhor e mais puro ar!

  • Coma para seus pulmões! Alimentos frescos e com vida permitem saúde para todos os órgãos, incluindo nossos pulmões. Folhas verdes, frutas, legumes, feijões, grãos integrais e nozes atuam como anti-inflamatório e antioxidante, permitindo que nosso alimento seja nosso melhor remédio.


E o mais importante: dê atenção ao corpo! Programe pausas, mesmo que curtas, pra fazer uma análise de como tu está no momento. Desde a respiração, se os músculos estão contraídos ou relaxados, se os músculos da face estão te passando um semblante descansado e agradável ou irritado. Se a postura da coluna está boa. Tire um momento para alongar o corpo e agradecer mentalmente por ele estar aqui, dando o seu melhor!


E eu separei mais conteúdos em vídeos que auxiliarão a transformar a vida de forma consistente e simples! Confira aqui!

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page