Claudia Schatz

Pão Vegano de Banana com Castanha de Caju

Atualizado: 27 de mar de 2023

Uma receita simples, nutritiva e integral, perfeita para o café da manhã ou para aquele lanche da tarde. Este pão de banana será uma das receitas que você fará com bastante frequência, acredite!

O motivo para isso é que esta é a receita perfeita caso você se pergunte “o que fazer com as bananas maduras?”, pois serão elas que garantirão um bolo de banana fofinho, simples, e saudável!

QUERO IR DIRETO PARA A RECEITA

Qual a diferença entre bolo de banana e pão de banana?

A receita de pão de banana tem como base o chamado Banana Bread, muito consumido em países como Austrália, Estados Unidos e Canadá. Este pão pode ser assado em todos os tipos de fôrma, porém a mais utilizada é a forma de pão, como no formato da foto acima. A massa e a consistência lembram muito a de um pão fofinho, além de não ser tão doce quanto um bolo. O pão de banana pode inclusive ser consumido com geleias e patês, depende do seu gosto. (no meu caso, eu prefiro comer ele sem nada mesmo!)

Já o bolo de banana é mais conhecido por nós no Brasil. Geralmente ele é assado em fôrmas redondas ou retangulares; possui bem mais açúcar e tem uma calda de banana caramelizada.

Perguntas frequentes sobre a banana

  • Banana é carboidrato? A banana possui carboidratos, que são os açúcares naturais dela. Porém, é uma fruta que podemos comer sem medo.

  • Quando a banana fica preta pode comer? Quando colocamos uma banana madura na geladeira, a casca dela tende a ficar bem preta. Ainda assim, a banana em si continua com sabor e textura normais e pode sim ser consumida. O momento que a banana não é mais indicada para consumo é quando a aparência, textura, aroma e sabor da própria fruta já não estão mais agradáveis ou normais. Se é somente a casca da banana que está escura, o fruto pode ser consumido.

  • Banana engorda? Não há como dizermos que um alimento sozinho engorde ou não, pois como falamos por aqui tudo depende do contexto. A banana engorda comparada a qual outro alimento? Em uma alimentação com muitas frutas, saladas verdes, feijões e grãos integrais, como a alimentação Plant-Based, a banana não é mais preocupação, mas sim um docinho da natureza para nosso deleite!

Quer receber todas as novas receitas direto no seu email? Cadastre seu melhor email aqui abaixo e enviaremos conteúdos exclusivos para você!

Como Preparar a Receita

Esta é uma receita fácil e com resultado garantido. Ideal para usarmos as bananas mais maduras e que já viram dias melhores. Bananas são frutas bem resistentes, e por mais que a casca pareça escura, na maioria das vezes o fruto continua doce.

Eu recomendo misturar os ingredientes secos (como farinha, açúcar, fermento) em uma tigela separada dos ingredientes molhados (como a banana, purê de maçã, leite vegetal). Dessa forma fica mais fácil e rápido misturar os conteúdos das duas tigelas. Porém, este passo é opcional.

Ou seja, se você preferir, misture os ingredientes secos diretamente na tigela com as bananas.

Este pão é assado a uma temperatura baixa (175°C) e por um maior tempo para garantir uma massa mais úmida e macia. Como em todas as receitas assadas, fique de olho no seu forno e retire o pão assim que perceber que já está dourado e assado.

O tempo no forno é sempre um aproximado, pois varia de forno para forno!

Passo a Passo dos Ingredientes

  • Bananas: nesta receita o mais indicado são as bananas bem maduras. São elas que garantirão um pão macio e com a massa mais úmida, além de mais adocicada. Podem ser usadas as bananas de todos os tipos.

  • Purê de Maçã: este é, com a banana, o substituto do óleo e dos ovos. Portanto, necessário para uma massa mais macia. Basta triturar ou ralar uma maçã na quantidade indicada na receita. No lugar da maçã, pode ser usada mais uma banana na mesma medida do purê.

  • Leite Vegetal: todos os leites vegetais são apropriados para esta receita, tendo a única necessidade atentar para o açúcar do leite escolhido. Ideal uma opção sem açúcar - caso contrário, diminua a quantidade de açúcar mascavo na receita.

  • Castanha de Caju: uma fonte natural de gordura, ela dará um sabor especial. Pode ser substituída por amendoim cru, castanha do Pará, ou outras nozes.

Pão de Banana com Castanha de Caju - Integral & Vegano

Tempo de preparo

1 hora

Ingredientes

3 bananas grandes ou 4 bananas médias, bem maduras

1/4 xíc. purê de maçã

1/4 xíc. leite vegetal

1/4 xíc. açúcar mascavo

2 xíc. farinha de trigo integral

1 col. chá fermento químico

1 col. chá extrato/essência de baunilha

1 col. chá canela em pó

1/2 xíc. castanha de caju em pedaços

Método

1. Pré-aqueça o forno a 175°C.

2.Em uma tigela grande, amasse com um garfo as bananas descascadas.

3. Com as bananas, misture os demais ingredientes molhados: o purê de maçã, o leite vegetal, e a essência de baunilha.

4. Adicione à tigela o açúcar mascavo, a farinha integral, o fermento, e a canela. Misture os ingredientes delicadamente.

5. Por último, misture as castanhas de caju.

6. Em uma fôrma para pão pequena (untada ou com papel manteiga/antiaderente), despeje a massa e leve para assar em temperatura de 175°C, por 50-60 minutos.

7. Após, deixe esfriar de 5 a 10 minutos e desenforme o pão.

No passo a passo acima da receita temos mais informações sobre os passos necessários e ingredientes para o melhor resultado! Recomendamos muito a leitura!
 

Quer Aprender Mais sobre a Culinária Plant-Based?

Torne-se um verdadeiro Chef com o nosso Clube Reset e tenha acesso a videoaulas exclusivas no conforto da sua cozinha!

Melhores combinações com banana

  • Banana com aveia

  • Banana com canela

  • Banana com pasta de amendoim

  • Qual a sua combinação favorita? Compartilhe aqui nos comentários!!

Leituras Recomendadas

Faça Parte do nosso Blog e receba conteúdos exclusivos!