top of page

Como Vencer a Procrastinação Crônica

Apesar de ser uma palavra um tanto incomum, o que a procrastinação significa eu tenho certeza que você conhecerá, até porque muito provavelmente ela já esteve presente na sua vida em algum momento. Quiçá está presente agora mesmo e lhe causando muitos problemas.


Mas o que é a procrastinação, afinal? É basicamente a arte de deixar para depois tudo aquilo que de fato pode mudar sua vida para melhor, e dar preferência para atividades que não lhe trazem tantos benefícios. Resumindo, podemos dizer que é fazer agora o que não importa para sua vida e deixar para depois algo que é de fato importante.


Todo o fracasso, se olharmos de perto, tem presente a procrastinação. Independente em qual área da vida estamos olhando.


Procrastinação é a arte de deixar para o amanhã o que pode ser feito hoje. A pessoa sabe que precisa fazer algo que a leve para vida que quer ter, mas ela se distrai com o que não vai mudar nada no seu futuro. Seja ficar muito tempo do dia no celular, seja ir arrumar a casa ou aquela gaveta que não arruma faz tempo, apenas como uma desculpa pra não fazer aquilo que deveria fazer e que é muito mais importante.

Isso acontece comigo e provavelmente com você também. E eu entendo.

Mas por que fazemos isso? Porque fomos programados, como homo sapiens que somos, a buscar o prazer imediato - o que foi muito importante pra nossa sobrevivência - então estamos sempre buscando o que dá prazer imediatamente.

Certo, fomos programados. Mas se isso é algo que já vem com nosso cérebro, por que mudar?

Simples. Pois se sempre deixarmos o importante para depois, nunca alcançaremos as mudanças que poderemos ter nas nossas vidas. Nossa busca por sobrevivência hoje se dá de outra forma, não é mais correr ou morrer.

Estudar para concurso é algo que tem que fazer agora, mas o prazer vem quando passar no exame. Mudar a alimentação precisa começar agora, mas o prazer vem depois que o corpo mostrar inúmeras alterações positivas, quando atingir mais energia, saúde, emagrecimento ou o que mais a pessoa busca. Se quer iniciar um novo negócio, o prazer vem quando a empresa já estiver lucrando, mas até lá outros passos precisam ser dados.

É abrirmos mão de um prazer imediato para ter o resultado lá na frente. E prazeres imediatos, o que podem ser? São prazeres rápidos como perder o tempo em grupos de whats app, redes sociais, joguinhos de quem captura mais monstrinhos.

E isso é uma briga desonesta, não acha? Quando fazemos uma besteira que nada muda nossa vida (ou será que só estraga?) liberamos dopamina, sentimos um prazer, nos sentimos bem momentaneamente. Já quando é para algo importante pensamos "nossa, eu tenho que fazer um monte de coisas para eu finalmente ter prazer."

Mas aqui vem o mais importante: como podemos mudar isso hoje, agora?

Para ganharmos essa briga temos que ser inteligentes e jogar contro nossa própria estrutura cerebral. A gente vive dizendo "ah que doce maravilhoso, vou ter mesmo que comer essa comida saudável e sem gosto?" Ou seja, já estamos dizendo que o doce vai nos dar o prazer imediato, que é o maravilhoso, e que o saudável é ruim.

A boca mais perto do seu ouvido é a sua! E aqui entramos no Poder das Palavras: quando mudamos a mensagem que falamos e pensamos, através de palavras de estímulo, nós reprogramamos nossa mente.

"Caramba, eu não vou colocar esse monte de açúcar pra dentro de mim, eu vou comer algo que me faça bem, que me deixe mais saudável e me dê mais energia."

Aí nos sentimos bem por aceitarmos a comida saudável e rejeitarmos o doce. Mudamos o receptor de prazer, não mais o doce é o prazer principal, mas sim o que for de fato melhorar nossa vida. Ao repetirmos isso, nossos corpos começam a responder por isso.


Mas já sei o que pode passar na sua mente: "mas Claudia, se eu não tiver apoio das pessoas ao meu redor?" E eu te digo: contagie ao invés de se deixar contaminar. Na maioria das vezes nós guiamos pelo exemplo. Quando mudamos e os bons resultados surgem, quem está perto de nós começa a perceber que algo está mudando e começa a querer mudar a si também. Se você, no momento, não tem apoio, continue neste processo da mesma forma! Keep going!

Assim como qualquer mudança, esse jogo é sério. Eu sei que poucas pessoas seguirão o que eu digo aqui.

Mas para mim é ok, o sucesso exige mais, se isso fosse tão fácil todos fariam e o tema procrastinação não seria tão falado ultimamente.

Agora, se você realmente quer mudar o rumo da sua vida, pratique! Diga para você mesmo quando estiver perante uma situação de prazer imediato:

"Não obrigada, isso seria um prazer só agora, mas o meu prazer é a longo prazo, o que eu quero mesmo é ter uma boa saúde, ou o que eu quero mesmo é ter a profissão que almejo, o negócio que visualizo."

Outra técnica que eu uso é falar a mim mesma: "Eu te amo demais para te deixar fazer isso."

Eu te amo demais para te deixar dormir até mais tarde e descumprir compromissos. Eu te amo demais para te deixar comer o que te faz mal. Eu te amo demais para te deixar nas redes sociais e não fazer o que precisa ser feito.

Quando mudamos essa estrutura, nossos pensamentos começam a jogar ao nosso favor.

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page