top of page

O Melhor de Bali!

Quando morávamos em Sydney, resolvemos explorar um novo mundo chamado Bali, na Indonésia. Havia muito tempo que eu desejava ir para lá, talvez por gostar do filme Comer, Rezar, Amar, ou também pelo misticismo e cultura típica. Pesquisamos algumas coisas, conversamos com amigos que já haviam ido e nos sentimos preparados para mais esta aventura. 

Bali foi diferente de tudo o que imaginei. Fomos na temporada de chuvas, entre janeiro e fevereiro, que é mais ou menos assim: a chuva vem, lava tudo, vai embora, o sol vem, junto com um ar quente e abafado. :)

Quando chegamos no aeroporto, quase meia-noite, já tínhamos uma pessoa responsável (e muito legal) por nos buscar e levar na primeira pousada. Nesse primeiro contato com o trânsito de lá foi surreal, mas faz parte do cotidiano deles. Muitas motos, mas apesar da grande quantidade de veículos, todos dirigindo com calma, mesmo que sem a "organização" que estamos acostumados. 

Nos hospedamos em Ubud, região central de Bali, com vários restaurantes, lojas, pontos turísticos e melhor: acesso para muitos lugares da ilha. Passamos 14 dias viajando por lá, a cada 2 - 4 dias dormindo em um local diferente.  


Dicas de ouro

* Leve roupas leves e confortáveis. Mas não leve muita coisa, pois lá tem muitas opções de roupas lindas e diferentes, perfeitas para a temperatura local.

* Se a ideia é fazer um mochilão, o melhor é reservar pousadas em diferentes regiões da ilha. Facilita o deslocamento. Nós reservamos os hotéis e pousadas de acordo com o que fomos sentindo nos lugares, e foi uma ótima ideia. Recebíamos dicas dos moradores locais e nos mudávamos para diferentes regiões. Se este é um bom tipo de viagem para você, eu recomendo.

* Airbnb é muito utilizado e você encontrará lugares divinos para passar as noites. 


Arquitetura de Bali retratada com os telhados de palha e detalhes em amarelo ouro
Arquitetura de Bali

Como chegar / Quando ir

Bali possui um aeroporto internacional na região de Denpasar. No aeroporto terão muitas pessoas oferecendo serviço de transfer. Quando estávamos lá, o Uber não era bem aceito, mas pode ser que já esteja melhor agora... Quando pedíamos um Uber, tínhamos que caminhar para um local "seguro" para o motorista nos encontrar. Mas ok, sempre deu certo. 

As estações do ano são definidas entre chuva (de outubro a abril) e sol (de maio a setembro). A temperatura não tem grande variação, será majoritariamente quente e dará para aproveitar as praias independente da estação. 

A alta temporada é entre julho e agosto, na Páscoa e Natal e Ano Novo. Na nossa experiência, fomos durante a baixa temporada: ilha mais vazia, porém com bastante chuva. Segundo o que eles mesmos dizem, o melhor momento de ir para Bali é abril, maio, junho e setembro. 

O que fazer

Duas coisas você mais fará em Bali, provavelmente: visitar praias e templos. A ilha é incrível, cheia de tradições, com um ar religioso e muito fora do convencional. A comida é muito saborosa, com preços muitos bons e opções saudáveis, vegetarianas, veganas, de todos os gostos. 


Dicas de ouro

* Bali tem vários cafés charmosos (no melhor estilo tropical). O que mais indico é o Bali Buda (@balibuda). Sinceramente, tudo de lá é incrível. Simplesmente vá.

* Nasi e Mie Goreng são pratos típicos. São arroz (Nasi) ou massa (Mie) com muitas verduras, temperos, sabores e com opções vegetarianas, veganas ou com carnes. Todos os lugares oferecem e é um curinga certeiro: delicioso e super barato, mesmo convertendo para dólar. 

* Reserve um momento para tomar o café da manhã típico dos Balineses. Eles comem comida mesmo, com sabores únicos. Andando pelas ruas você poderá identificar ou pedir por um café da manhã local. 

* Frutas!! Magníficas e doces. Tenha a certeza de incluir nas suas refeições!

* Beba muita água, mas não da torneira. Essa dica recebemos de uma amiga e seguimos. A água de lá tem um aspecto um o pouco diferente, vale a dica.

Aqui estão alguns dos pontos principais da Ilha. São muitos lugares e muita cultura. Vale a pena conhecer o máximo que der!


Bali and all what is to be done there, Temples and Beaches
O que fazer em Bali - Melhores Atrações

Considere alugar uma scooter e desbravar a ilha de moto (carro não é uma boa opção!!) ou aceitar uma das inúmeras propostas de transfer que você receber enquanto caminha pelas ruas. 

Os Balineses são muito solícitos e seja na rua ou na pousada, eles sempre perguntarão se você precisa de alguma ajuda ou para onde você vai. Pode parecer estranho no começo, mas é apenas a forma que eles tem de ajudar com a sua experiência na ilha. 


O que levar / O que esperar de lá

Roupas leves!! O ar em Bali é muito úmido (inclusive para nós, brasileiros). Não há tempos frios, mas em época de chuva, levar um sapato confortável para andar pelas ruas molhadas e confusas é super recomendado.

Na Ilha tem inúmeras casas de câmbio. Alguns lugares aceitam dólar, mas trocar e ter com você a moeda local (Rupia) fica mais fácil até na hora de converter a moeda para pagamentos. 

Bali Map, a Island in Indonesia
Mapa da Ilha de Bali, na Indonésia

Bali é uma ilha muito diferente de tudo que você possa esperar. Dependerá realmente do seu estado de espírito. Para uns, pode parecer confusa. Para outros, é sinônimo de tranquilidade e paz, tanto pelos rituais religiosos diários, quanto pela natureza. 



Acima de tudo, quando decidir se aventurar pela ilha, vá com a mente e o coração abertos para conhecer uma cultura e uma realidade que só Bali poderá oferecer! Além das belezas locais, conversar com os moradores abrirá a sua mente e você com certeza ficará encantado com a serenidade e gentileza de todos eles. 


Se Bali está na sua lista de desejos ou se você quer compartilhar alguma experiência de lá, escreve aqui nos comentários suas dúvidas e/ou sugestões e vamos conversar mais! 


G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page