top of page

Água!

Quando é água demais e quando é de menos? E como eu faço se eu não gosto ou não tenho o costume de beber água? Eu tenho solução?

Se essas são perguntas que passam pela sua cabeça, este material é feito para você!


Mas calma. Antes de ler o que temos aqui preparado, beba um gole d'água. Até porque a água pode nos deixar mais inteligentes, sabia? Nosso cérebro é constituído de 75% de água, e o fato de não bebermos esse líquido precioso ao longo do dia faz com que o órgão desidrate e encolha.



Uma análise nos Estados Unidos ¹ constatou que quase dois terços das crianças chegam à escola com uma desidratação leve, que pode afetar de forma negativa o desempenho delas. Com base nisso, os pesquisadores perceberam que o grupo de crianças que bebeu um copo d'água antes de uma prova teve um desempenho melhor que o grupo que ficou sem a hidratação. Além disso, conseguimos melhorar nosso humor, nossa vigilância e clareza de pensamentos, assim como nosso fluxo sanguíneo. ²


Como é a absorção de água no nosso organismo

A absorção é muito rápida, levando em torno de 5 minutos para a água chegar na nossa corrente sanguínea. O pico é alcançado 20 minutos depois de bebermos água. Aqui vem uma curiosidade: água gelada é absorvida pelo corpo 20% mais depressa que água em temperatura do corpo ³, então quando você estiver sentindo muita sede ou outros sinais de desidratação, beba água gelada.

Como ingerir mais água

Sabemos que para algumas pessoas, a ingestão de água não é tão fácil por vários motivos. Seja pelo gosto ou falta dele, pelo esquecimento, ou por não ter como levantar para buscar água no trabalho. Para tudo isso, nós temos uma recomendação que possivelmente ajude!


Dê mais sabor.

Para muitos, a água é sem graça. E se adicionarmos frutas que deem um bom gostinho ao líquido, como nos spas e hotéis? Aqui entram morangos congelados, lascas de limão, laranja, pedacinhos de gengibre, raminhos de alecrim, folhas de hortelã. Ou até mesmo um gole de suco concentrado de uva.

E que tal bolhas? Acrescentar algum extra como citamos acima em água com gás dá ainda mais sabor e graça à bebida!

Além de tudo, água com gás é um super aliado para reduzir sintomas de constipação, náusea e inchaço.


Opte pela praticidade.

Leve uma garrafa com você! Assim você já pode colocar um extra na sua água para o sabor e sempre lembrará de tomar um gole ao longo do dia. O meio ambiente também agradece, pois assim você evita de gastar garrafas de plástico e copos descartáveis (além de poupar um bom dinheiro!).


Coloque uma notificação no celular.

Se mesmo com a garrafinha ao seu lado está desafiador de beber água, coloque um lembrete no seu celular de hora em hora. Assim, sempre que seu dispositivo apitar, você lembra de beber ao menos um gole.


Faça um desafio com um amigo ou colega.

Esse já foi testado por mim! Se mesmo assim, beber água não está tão fácil, faça um desafio com um amigo de quem bebe mais água no dia. Cada copo representa um risquinho e quem chegar na quantidade necessária no dia vence a disputa atual. Que tal?


E quando pensar em água demais para o corpo?

Hoje, temos na ciência inúmeras evidências que a falta de água pode estar associada a diversas patologias, como doença cardíaca, distúrbios pulmonares, doença renal e pedra nos rins, cárie, declínio imunológico e até formação de catarata.


A OMS recomenda o consumo de oito a onze copos de água por dia para mulheres e de dez a quinze para homens. Porém, essa quantidade inclui água de todas as fontes, até mesmo o que comemos através de alimentos ricos em água, como frutas, verduras e legumes. Também obtemos água de outras bebidas que ingerimos ao longo do dia, como chás e café. Apenas bebidas alcoólicas, como principalmente o vinho, podem nos desidratar (então cuidado!).


De uma forma geral, o recomendado quando sua alimentação segue um modelo Plant-Based, rico em alimentos naturais todos os dias, é de que você beba em torno de cinco copos de água por dia, levando em consideração que você faça exercícios físicos moderados e em temperaturas amenas. Caso você venha a suar bastante nos seus exercícios, reponha com mais líquidos ao longo do dia. Salvo pessoas com insuficiência cardíaca ou renal, ou pessoas cujo médico aconselhe a limitação de líquidos - estas precisam de uma orientação específica para seus casos.


Muitos alunos do Reset 12 obtiveram inúmeros pontos positivos apenas com a ingestão de água, seja na melhora da aparência da pele, menos dores de cabeça e olhos ressecados, até uma melhora intestinal.

Faça em você o teste! Estimule este novo hábito, faça um desafio com amigos e familiares próximos. Seu corpo merece esse cuidado!


Referências Científicas

1.STOOKEY, J.D.; BRASS, B.; HOLLIDAY, A.; ARIEFF, A. “What Is the Cell Hydration Status of Healthy Children in the USA? Preliminary Data on Urine Osmolality and Water Intake.” Public Health Nutrition. [S.l.]: 2012; 15(11): p. 2.148-56

2.CHAN, J.; KNUTSEN, S.F.; BLIX, G.G.; LEE, J.W.; FRASER, G.E. “Water, Other Fluids, and Fatal Coronary Heart Disease: The Adventist Health Study.” American Journal of Epidemiology. [S.l.]: 2002; 155(9): p. 827-33

3.BATEMAN, D.N. “Effects of Meal Temperature and Volume on the Emptying of Liquid from the Human Stomach.” J Physiol (Londres). [S.l.]: 1982; 331: p. 461-7.

4.BENELAM, B.; WYNESS, L. “Hydration and Health: A Review.” Nutrition Bulletin. [S.l.]: 2010; 35: p. 3-25.

G0083716_edited_edited.jpg
Olá e seja bem-vindo!
Eu sou a Claudia e a nossa missão por aqui é facilitar a sua vida através de receitas deliciosas, fáceis e extremamente nutritivas! 
Além disso, compartilhamos nosso amor pela horta, por comer bem e nosso caminho para uma vida mais completa e feliz.
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
Reset PRO - Nossa Plataforma de Ensino completa! 
 
Melhores aulas sobre mentalidade,
espiritualidade, estilo de vida e alimentação Plant-Based para elevar a sua Vida!
Design sem nome.png
Clube Reset - Nossa Comunidade de Cozinha Exclusiva!
My Soulful Kitchen.jpg
Conheça nosso Instagram
@mysoulfulkitchen com conteúdos em Inglês & Alemão!
bottom of page