Claudia Schatz

Leite Vegetal de Soja

Atualizado: 2 de set de 2022

Quando decidimos transformar nossa alimentação - e vida! - um dos pontos que podem se tornar caros com o passar do tempo é comprar as versões prontas de leite vegetal. Apesar de convenientes, não necessariamente são a melhor escolha: grande parte das opções contém gorduras e açúcares acrescentados, além de custarem bem mais caro para o bolso.

Mas isso não é motivo para abdicarmos de vez os leites vegetais!! Isso porque fazer nosso próprio leite em casa é muito simples, rápido e bem mais barato! Win-win-win!!

DIRETO PARA A RECEITA

Regra Básica

A receita de leite vegetal nem é bem uma "receita". É mais uma fórmula padrão que podemos usar com vários alimentos, desde aveia, arroz, sementes, castanhas, soja, etc.

Uma proporção básica é: para 1 xícara de grãos ou nozes, usamos em torno de 4 xícaras de água.

Quer um leite mais denso? Diminua a água. Talvez um leite mais líquido? Acrescente aos poucos mais água! Easy Peasy!

Diferenças do leite de soja

Quantidade de cálcio

Se a tua preocupação ao mudar para leites vegetais é o cálcio, fique tranquilo. O leite de soja é a opção de leite que contém a mesma quantidade de cálcio do leite de vaca. Estudos foram inclusive mais adentro, analisando se nosso corpo consegue absorver o cálcio de igual maneira. E a resposta é sim! Então, só benefícios.

Sabor

Cada leite vegetal possui um sabor diferente, então o primeiro passo é buscarmos o que mais gostamos. O leite de soja possui um sabor mais forte, o que podemos alterar acrescentando mais água, assim como batendo com os grãos da soja algumas tâmaras ou até mesmo extrato de baunilha. O sabor ficará mais doce e leve.

Fervura

Uma característica individual do leite de soja é a necessidade de fervura. Como o grão da soja é uma leguminosa, como feijão e lentilha, uma leve fervura após o conteúdo ser coado é altamente indicado para que o leite de soja não cause gases indesejados!

Este passo é necessário principalmente se a intenção é beber o leite de soja em temperaturs ambiente ou gelado. Porém, se ele for usado em receitas assadas ou aquecido antes do consumo, levar ao fogo no momento do preparo não é necessário.

De minha parte, prefiro ferver no momento do preparo para saber que este passo eu não necessariamente preciso atentar, e posso utilizar o leite em qualquer temperatura!

Indicações de uso

Esta opção de leite pode ser utilizada como bem entendermos, seja misturado ao café, com aveia ou cereais, batidas e smoothies, ou até mesmo em bolos e tortas.

Esta última opção é sensacional, principalmente pois o leite de soja é o que mais bem reage com ingredientes ácidos, como limão ou vinagre, dando o mesmo efeito de buttermilk, ou leite coalhado ou talhado.

Em receitas de bolo Plant-Based, misturar o leite vegetal com suco de limão ou vinagre garante uma maior leveza na massa!

Agora que já sabemos os detalhes do leite de soja, vamos para a receita!

Leite de Soja

Tempo de preparo

4 horas de molho

15 min de preparo

Ingredientes

1 xíc. de grãos de soja

5 xíc. de água filtrada

Método

1. Em uma tigela, deixe os grãos de soja de molho por aproximadamente 4 horas.

2. Após, coe os grãos e transfira-os para o liquidificador, junto com as 5 xícaras de água.

3. Bata por 5 minutos, até atingir uma cremosidade.

4. Coe com um coador fino ou com um saco de voal (saco para queijos), de preferência já dentro de uma panela.

5. Leve o leite ao fogo baixo, até levantar a primeira fervura - até o momento que as primeiras bolhas de ar surgirem.

6. Desligue o fogo, deixe esfriar e guarde em um pote ou jarra bem fechado na geladeira, por até 5 dias.

No passo a passo acima da receita temos mais informações sobre os passos necessários para o melhor resultado!

Gostou dessa receita? Então comenta aqui abaixo se tu já colocou ela em prática! Adoraremos ler o que tu tem achado das nossas criações!