O QUE É BRÓCOLIS?
Brócolis é um vegetal que pertence à família das Brássicas. É chamado de vegetal crucífero, assim como couve-flor, repolho e couve. Os benefícios e propriedades deste vegetal são inúmeros, como veremos mais abaixo.
Curiosamente, o nome brócolis vem do italiano para "pequeno galho" ou "bracinhos", devido à semelhança com uma pequena árvore. As primeiras receitas com brócolis foram coletadas por escritores romanos há mais de 1.000 anos! Não é de agora que sabemos o quão delicioso e nutritivo esse humilde alimento é!
O caule, folhas e flores também são comestíveis. Assim, vamos agora saber como...
COMO COZINHAR BRÓCOLIS
Cozinhar brócolis é simples, mas um ponto muito importante: não cozinhe demais! Quando cozinhamos o brócolis por muito tempo, ele perde a coloração, nutrientes e principalmente o sabor (não queremos comer brócolis com sabor de nada, né?!).
Para preparar o brócolis é simples: separe com as mãos cada florete (arvorezinha) e lave em água corrente. Após isso, estes sãos os passos que podemos seguir:
Experimente o brócolis cru ou levemente cozido no vapor, refogado, ou assado.
Alimentos cozidos no vapor mantém uma cor mais vibrante e permanecem com seus nutrientes preservados. Para isso, use uma cesta de cozimento a vapor ou uma panela de cozimento a vapor que encaixe sobre uma segunda panela. Como esta panela, ou como este cesto. Coloque água na parte inferior e leve ao fogo. Coloque o utensilio de vapor sob a panela com água, tampe e cozinhe até o brócolis ficar macio.
Para refogar brócolis, aqueça uma frigideira ou panela com um pouco de água ou azeite de oliva, acrescente os floretes de brócolis, temperos de sua preferência, e refogue em fogo médio - baixo.
Além disso, assar brócolis é uma ótima maneira de criar sabor e crocância. Tempere com temperos frescos e leve ao forno até que fiquem levemente dourados e assados.
O caule do brócolis também é comestível e muito saboroso! Corte a parte de baixo do caule, deixando apenas a parte mais macia e fresca para uso. Corte o talo em pedaços menores e refogue com os floretes e folhas do brócolis ou use em outras receitas, como na nossa "carne" de lentilha e talo de brócolis!
QUANDO O BRÓCOLIS ESTÁ NA ESTAÇÃO?
Podemos encontrar brócolis disponível o ano inteiro. Porém, ele é um alimento que cresce e pode ser colhido em temperaturas mais frias, do outono até o fim da primavera.
COMO GUARDAR O BRÓCOLIS?
Para manter os brócolis frescos pelo maior tempo possível, retire todas as embalagens assim que chegar em casa, embrulhe-os em um pano úmido ou papel toalha e leve à geladeira.
O brócolis estragará mais rapidamente se deixado na embalagem de plástico e isopor, como ele normalmente vem do supermercado. Porém, este vegetal gosta de uma umidade controlada, assim o papel toalha ou pano de prato manterão nosso alimento fresco e verde por mais tempo.
COMO SABER SE O BRÓCOLIS ESTÁ ESTRAGADO?
Esqueceu o brócolis no fundo da geladeira e agora ele está com uma cara de derrotado? Tudo bem, acontece com todos! Apesar de ser um alimento que é resistente e duradouro quando na geladeira, o brócolis dá sinais claros quando ele não está mais apto para consumo, tais como:
Coloração amarelada;
Fungos e bolor nos floretes;
Manchas pretas no caule;
Textura mole e sem crocância.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DO BRÓCOLIS PARA SAÚDE?
O brócolis é um alimento crucífero assim como repolho, couve, couve-flor, couve de bruxelas, rúcula. Estes alimentos são conhecidos pelas suas capacidade antioxidantes e de defesa do nosso organismo a diversos problemas e doenças, incluindo o câncer.
O brócolis é uma fonte brilhante de vitamina C, necessária para muitas coisas, inclusive para manter nosso sistema imunológico em ótimas condições para nos ajudar a combater doenças. Também é uma boa fonte de vitamina K e ácido fólico.
É um alimento muito consumido 9quero dizer, diariamente!) pelas populações que mais vivem no mundo - assim, lembre do brócolis como um aliado para a longevidade!
RECEITA RECOMENDADA
LEITURA RECOMENDADA
Comments